A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) realizou, nesta terça-feira, dia 10/11, uma operação choque de ordem contra o comércio irregular na Avenida Brasil, junto à Vila do João, Zona Norte. O objetivo da ação foi liberar as calçadas para a circulação dos pedestres. Foram removidas 25 barracas de ambulantes. Nove máquinas caça níqueis foram apreendidas dentro de uma das barracas e levadas para a 21ª DP (Bonsucesso). Uma kombi, utilizada para venda de caldo de cana, foi rebocada pela fiscalização.
Farta quantidade de produtos perecíveis e não perecíveis, inclusive centenas de CDS e DVDs piratas, foram recolhidos durante a ação de ordenamento urbano deflagrada hoje: 208 latas de cerveja, 142 latas de refrigerantes, 5 engradados de cerveja, 125 garrafas de água, 106 guaranás naturais, 83 kg de doces diversos, 7 mesas de ferro, 30 cadeiras de ferro, 5 bancos de plástico, 1 estufa, 1 televisão, 1 fritadeira, 1 amplificador e 3 botijões de gás.
Em 30 de janeiro deste ano, a Seop já havia realizado uma operação choque de ordem no mesmo local para retirar as barracas de comércio irregular. Na época, pelo menos 53 barracas foram retiradas e 5 máquinas caça níqueis apreendidas. Como ocorreu na ação de hoje, os fiscais encontraram ligações clandestinas de energia elétrica e de água.
Cerca de 100 pessoas participaram do choque de ordem na Vila do João: agentes da Seop, de Controle Urbano, da Subsecretaria de Operações, equipe de conservação da Secretaria Municipal de Obras, garis da Comlurb, funcionários da Light e da Cedae, Defesa Civil, guardas municipais e apoio de policiais militares do 22ª BPM (Maré). Uma retro escavadeira, uma pá mecânica e cinco caminhões da Comlurb deram apoio aos trabalhos.
Fonte: Prefeitura do Rio