Início Plantão Brasil Desalojados por temporal no Rio ocupam conjuntos do Minha Casa, Minha Vida

Desalojados por temporal no Rio ocupam conjuntos do Minha Casa, Minha Vida

Centenas de pessoas afetadas pelo temporal de quarta-feira, dia 23, em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, ocupam, desde o dia seguinte, dois condomínios do Programa Minha Casa, Minha Vida, no bairro Jockey, que ainda não tinham sido oficialmente entregues. Por causa do temporal, uma pessoa morreu e centenas ficaram desalojadas no município. 

 

 

No Parque dos Bem-Te-Vis, todas as unidades foram ocupadas e cerca de 20 famílias dividem um espaço coletivo. Além de tomar os apartamentos, o grupo criou uma lista de espera própria com mais de 200 nomes. A dona de casa Cristina Xavier de Andrade, de 29 anos, perdeu a casa durante o temporal de quarta-feira e diz que não tem para onde ir com as filhas de 12 e 7 anos.

 

 

Os dois condomínios deveriam ter sido entregues em dezembro passado. Eles foram construídos pela MRV Engenharia. Em nota, a construtora informou que os dois residenciais estavam prontos para ser entregues à Caixa Econômica Federal quando tiveram as 998 unidades invadidas. “A MRV buscará os caminhos legais para a reintegração de posse, e essa ação envolve o Poder Público”, diz a construtora.

 

 

 

A Caixa informou que os imóveis estão em fase de finalização e que se aguardava apenas a liberação dos documentos necessários para a entrega aos beneficiários. Segundo a Caixa, a construtora já adotou as providências legais para a reintegração de posse e a retomada dos empreendimentos. O banco lembrou ainda que busca sempre preservar o direito dos reais beneficiários, devidamente selecionados pelo município, de acordo com a regras do programa habitacional.

 

 

 

A Polícia Militar esteve no local para verificar a situação, mas informou que não houve decisão judicial para reintegração de posse.

 

 

 

De acordo com a prefeitura de São Gonçalo, cerca de 300 homens ainda fazem a limpeza das ruas. Equipes da Secretaria de Saúde montaram consultórios de atendimento em duas escolas públicas da região. Segundo a prefeitura, não foi registrado nenhum caso de desabrigados no município. Os 700 desalojados pelo temporal da semana passada foram abrigadas pelas secretarias de Desenvolvimento Social e Educação em três escolas municipais e em igrejas. Na Igreja de Nossa Senhora de Santana, em Itaúna, estão alojadas 48 pessoas, todas residentes no bairro Palmeiras, onde a água já baixou.