Início Plantão Rio Desconto no metrô entre as 5h e às 6h da manhã

Desconto no metrô entre as 5h e às 6h da manhã

Por solicitação do governador Sérgio Cabral, a concessionária Metrô Rio vai colocar em prática, a partir da próxima semana, um desconto de quase 50% no preço do bilhete para quem embarcar entre as 5h e as 6h da manhã. Quem optar por viajar neste horário pagará apenas R$ 1,50, e não o valor integral da passagem unitária, hoje em R$ 2,80.

A intenção é distribuir melhor o fluxo de passageiros acumulado no horário de pico da manhã. Espera-se que, em função da promoção, parte dos passageiros antecipe suas viagens, gerando maior conforto para os passageiros dentro dos vagões.

A medida só está dependendo de alguns ajustes operacionais para entrar em vigor. Os custos desta operação não serão repassados aos consumidores, com acréscimo posterior no preço das passagens, nem ao estado. Todas as despesas serão assumidas pela concessionária Metrô Rio.

– Estamos buscando formas de oferecer à população uma melhora na mobilidade e um aumento no nível de conforto para quem utiliza o metrô. Este será um desconto significativo. Esperamos que mais de cinco mil pessoas optem por sair de casa mais cedo, o que já resultará em algum conforto nas viagens durante a manhã. O que queremos é criar mecanismos que possibilitem aos usuários viajar de forma mais segura e com dignidade, até que os problemas sejam definitivamente sanados, com a chegada dos novos trens, que já foram comprados – explica o secretário Julio Lopes.

O secretário de Transportes lembra ainda que a última aquisição de trens para o metrô foi feita em 1998, quando o então governo colocou 30 carros reformados no sistema. Desde então, o número de usuários vem crescendo enormemente. Somente durante a atual gestão, o número de passageiros cresceu em mais 17 milhões ao ano. No passado foram comprados na China, 114 novos carros, que serão entregues a partir de 2011. Com a chegada das composições, será possível retomar o nível de excelência que sempre caracterizou o serviço prestado pelo metrô.

Fonte: Secretaria de Transportes