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Desrespeito ao embarque é motivo de queixa

O não atendimento do sinal de parada para embarque e desembarque; atitudes inconvenientes por parte dos funcionários das empresas; e transportar passageiros em excesso por linha são os principais problemas verificados na frota de ônibus do município, de acordo com a quarta edição do ranking que aponta as piores empresas de ônibus que atuam no município.
 
De acordo com o levantamento mais recente, que abrange os meses de março, abril e maio, as cinco empresas com os piores níveis de prestação de serviço são: Zona Oeste (56,05 pontos), Auto Diesel (26,71 pts), Madureira Candelária (26,44 pts), Rubanil (26,32 pts) e Transurb (25,75 pts).
 
Desde fevereiro, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) passou a divulgar mensalmente o ranking das empresas com maior número de reclamações de usuários relacionadas à prestação do serviço. Com o emprego da nova metodologia, as denúncias feitas pelos passageiros servem de parâmetro para as ações pontuais de fiscalização. 
 
A partir das reclamações repassadas à Ouvidoria pelos usuários, que passam a desempenhar o papel de fiscal virtual, a fiscalização da SMTR manterá o foco nas empresas que detém maior número de pontos em multa virtual. Essa nova fiscalização cumpre três fases: 1) a entrada da reclamação; 2) processamento da multa virtual; ponderação (análise considerando o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH – da região do reclamante e frota da empresa), total de pontos: 3) classificação final, que é o ranking propriamente dito.
 
As reclamações dos usuários sobre a qualidade do serviço prestado pelas empresas de ônibus pode ser feito junto a Ouvidoria da SMTR através do telefone 2286-8010 (de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h) ou 24 horas pela internet através do link http://www21.rio.rj.gov.br/siso/internet/frmcadastro.cfm.

Fonte: Assessoria