A desburocratização dos serviços prestados à população fluminense através de investimentos no atendimento ao público e da inauguração de modernos postos de vistoria e identificação. Esse é um dos principais objetivos do Detran (Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro), que nos últimos anos tem trabalhado para garantir a eficiência da gestão, beneficiando o seu mais importante cliente: o cidadão. “Estamos fazendo um trabalho de melhoria contínua e já estamos alcançando bons resultados. Vamos agilizar os nossos serviços de base, com a modernização da Tecnologia da Informação. Ganharemos em horas e atendimentos. Outro importante ganho para os clientes são as entregas das novas unidades de vistoria. A prioridade é sempre proporcionar mais conforto e segurança ao nosso cliente", ressaltou o presidente do Detran, Fernando Avelino.
Mais postos de vistoria e comodidade para o motorista
O Detran conta hoje com a infraestrutura necessária para oferecer em seus postos de vistoria um serviço completo, em ambientes confortáveis, com sala de espera refrigerada e acessibilidade a pessoas com necessidades especiais. Para desafogar as unidades da Região Metropolitana do Rio, o departamento já entregou postos em São João de Meriti, Nilópolis, Queimados e Casimiro de Abreu.
Ainda no primeiro semestre deste ano, motoristas das cidades de Itaguaí, Araruama, Saquarema, Miguel Pereira, Mesquita e Cabo Frio não precisarão mais se deslocar para outras regiões para utilizar os principais serviços prestados pelo órgão, como vistoria, cadastramento de veículo e primeira licença. Eles ganharão um posto de vistoria e, com ele, mais conforto e rapidez.
Retirada de veículos pela internet
Um dos mais recentes sucessos do departamento é a liberação online de veículos apreendidos em blitzes. O serviço inédito diminuiu a burocracia que tornava lento o processo para reaver o carro rebocado, evitando com que o motorista tenha que ir até a sede do Detran, na Av. Presidente Vargas, para tomar as providências necessárias. Mais de sete mil usuários já utilizaram a ferramenta tecnológica, ou seja, 30% do total de automóveis apreendidos. “O motorista entra no site, identifica onde o seu veículo se encontra e quais as pendências que precisam ser sanadas. Através da web, o usuário tem a informação de todos os seus débitos correspondentes, retira o boleto e pode tirar seu veículo no posto. Acabou a via crucis. Não deixaremos de fazer nenhum dos outros processos. A internet é mais uma ferramenta”, explicou Fernando Avelino.
Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro