Na primeira fiscalização do Detran com o uso de palmtops para identificar motoristas com o direito de dirigir suspenso, 60 habilitações foram verificadas e 69 veículos, apreendidos. As quatro operações realizadas na Barra da Tijuca e na Ilha do Governador nesta segunda-feira (15/6), como de costume, também checaram a situação dos veículos quanto ao licenciamento anual e ao estado de conservação.
Nenhum dos condutores abordados estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa. Dos mais de 5 milhões de habilitados no Estado do Rio, 12.971 ficaram impedidos de dirigir desde 2008 por acumular 20 pontos na CNH ou por cometer uma única infração que leva à suspensão, como, por exemplo, dirigir alcoolizado, conduzir moto sem capacete ou exceder o limite de velocidade em mais de 50% do permitido.
Desse total de punidos, 2.278 entregaram a CNH ao Detran e já cumpriram ou estão cumprindo suspensão. O condutor flagrado dirigindo com a CNH suspensa é multado em R$ 957,70, tem o documento e o veículo apreendidos e responde a processo administrativo de cassação da carteira por no mínimo dois anos.
A consulta à relação de suspensos só foi realizada hoje nas operações da Barra. Pela manhã, os agentes atuaram na Avenida das Américas, na altura do Bosque da Barra e, à tarde, na Avenida Salvador Allende, próximo do Riocentro. Digitando o número do CPF ou da CNH nos palmtops, os agentes tiveram acesso apenas a informações de condutores com todas as possibilidades de recurso esgotadas e que já deveriam estar sem dirigir. Pontuações inferiores a 20 pontos e processos de suspensão que ainda estão em andamento não são exibidos. Além das 60 verificações de CNHs, as duas operações na Barra tiraram 27 veículos de circulação.
Na Ilha, a equipe do departamento rebocou 42 veículos em operações realizadas na Estrada Governador Chagas Freitas, pela manhã, e na Estrada do Galeão, à tarde. A maioria estava com o licenciamento anual atrasado. Todos os 69 veículos foram encaminhados para os depósitos do Detran, de onde só serão liberados com débitos de taxas e multas pagos.
As informações de motoristas com a CNH suspensa estão disponíveis nos 504 palmtops do Detran usados em operações do departamento e de órgãos como Detro, Polícia Militar, Prefeitura do Rio e Secretaria de Governo (operação Lei Seca). Agentes dos cinco órgãos estão recebendo treinamento do Detran, com o objetivo de tornar a nova consulta rotina em todas as blitze realizadas no estado.
Fonte: Por Ascom do Detran