Início Plantão Rio Detran lança curso de manutenção preventiva de veículos para mulheres

Detran lança curso de manutenção preventiva de veículos para mulheres

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, o Detran lançou nesta sexta-feira (8/3) o curso de Manutenção Preventiva de Veículos só para elas. Em duas horas de aulas teóricas e uma de prática, as mulheres aprenderam a conhecer melhor o carro, desde o motor até a identificação de problemas com os pneus. Para a primeira aula do projeto, foram convidadas servidoras do Detran, policias militares, guarda municipais, instrutores de autoescola e outras profissionais que têm o dia a dia relacionado a veículos.

 

O curso integra as diversas iniciativas do Detran para levar a educação no trânsito para a população. A diretora de Habilitação do departamento, Janete Bloise, afirmou que o objetivo é despertar em todas as pessoas a consciência de que cada um é responsável pelo resultado do trânsito.

 

– Estamos agora dizendo para a mulher que ela deve ampliar as suas conquistas, é preciso conhecer o carro que você dirige. Não basta apenas se habilitar e colocar os documentos dentro da bolsa. O próprio carro dá sinais e muitas vezes as pessoas não estão cientes da importância da manutenção preventiva do veículo – explicou.

 

A próxima edição da aula deve acontecer no próximo dia 21, e as inscrições serão abertas através do www.detran.rj.gov.br. As motoristas aprendem a identificar problemas e são orientadas a sempre checar itens como calibragem e estado dos pneus, alinhamento da direção, balanceamento das rodas, verificação da parte elétrica, pastilhas e fluido de freio, nível do óleo do motor e muitos outros.

 

A capitã veterinária da Polícia Militar, Fabíola Pinheiro Ribeiro, de 37 anos, dirige a própria viatura todos os dias, há 10 anos. Mas confessa que conhece menos do que deveria sobre o veículo.

 

– Hoje com as facilidades de pagar um seguro se tiver algum problema resolve facilmente. Mas é bom aprender e entender para não ser passada para trás. Mas graças a Deus nunca aconteceu de o carro parar e eu mesma ter que abrir para verificar alguma coisa – afirmou.

 

Governo do Rio