O Detran realiza amanhã (23/06) um debate sobre segurança no trânsito direcionado aos motoristas de ônibus do município do Rio de Janeiro. O evento “Trânsito Seguro” tem como objetivo promover mobilização social para alertar os profissionais do volante sobre os riscos que o trânsito pode oferecer a motoristas, passageiros e pedestres.
— A ideia é provocar a reflexão sobre o que acontece nas ruas. Muitos acham que depois do acidente nada acontece, que há impunidade absoluta. Não é bem assim e há punição sim para quem se envolve em acidentes graves — comentou o presidente do Detran, Fernando Avelino.
O encontro é realizado pelo Núcleo de Atendimento às Vítimas de Trânsito (Navi) do Detran e terá a participação de uma mulher que perdeu o filho num acidente de trânsito há cerca de dois anos. A coordenadora de Educação do Detran, Janete Bloise, também participará do evento.
Outro palestrante será um ex-motorista de ônibus que atropelou e provocou a morte de um motociclista. Este ex-condutor foi julgado e cumpre pena alternativa determinada pela Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça, que é a prestação de serviços comunitários. Depois do acidente, ele foi demitido da empresa onde trabalhava e está impedido de atuar como motorista profissional.
O evento será das 9h às 12h, na sede do Sindicato dos Condutores de Veículos rodoviários e Trabalhadores do Município do Rio de Janeiro (Rua Camerino, 66, Centro, Rio de Janeiro).
Fonte: Detran