O Detran vai chegar ao fim do ano com 300 novos examinadores atuando nas provas práticas para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O reforço permitirá que o órgão dobre sua capacidade de oferta e conceda 780 mil vagas em 2014 – número 26% maior do que o oferecido em 2013. A expectativa do departamento é que o tempo médio para agendamento caia de 35 para 24 dias.
“De 2008 a 2013, a frota de veículos aumentou 37,5% e a de motorista habilitados 14,6%. Isso mostra que há um mercado crescente. Temos 283 examinadores e, com mais 300 servidores, vamos equilibrar a oferta com a procura. Estaremos preparados para um aumento de até 30% da demanda. O Detran estará a frente da necessidade”, afirmou a diretora de habilitação, Janete Bloise.
Os novos servidores estão entre os 1.145 concursados de Nível Médio convocados em março. Aqueles que tinham Nível Superior, eram habilitados em categoria B há mais de dois anos e não tinham infração gravíssima nos últimos 12 meses foram convidados a participar do processo seletivo. Os aprovados nos testes psicotécnicos e na prova prática de direção passarão por um curso de intensivo na Escola Pública de Trânsito.
“É imprescindível a capacitação dos nossos funcionários para que possamos aperfeiçoar cada vez mais o atendimento aos candidatos a motoristas”, afirmou o presidente do Detran, Fernando Avelino.
Jornalista de formação, Luciana dos Santos, de 28 anos, passou no concurso para assistente técnica de trânsito e, por preencher todos os requisitos, está entre os 66 servidores que compõem a primeira turma para examinador. Legislação, primeiros socorros, mecânica e relacionamento interpessoal são algumas das matérias estudadas nos 20 dias de curso.
“A função me agrada porque não ficarei dentro de um escritório. Examinador não tem rotina e há uma gratificação muito boa. Temos aprendido muito no curso e queremos deixar o candidato mais tranquilo na hora da prova”, disse Luciana.
Os primeiros examinadores treinados já começam a atuar nas áreas de exame na segunda semana de maio. Os 300 novos servidores serão ambientados e capacitados gradativamente até completar o quadro.
Governo do Rio