Início Plantão Rio Detran usa câmeras da Cet-Rio contra inadimplentes

Detran usa câmeras da Cet-Rio contra inadimplentes

Em cerimônia marcada para as 11h desta quarta-feira (14/10), no edifício-sede do Detran (Av. Presidente Vargas, 817, 14º andar), os presidentes do Departamento de Trânsito, Fernando Avelino, e da CET-Rio, Claudia Secin, assinam acordo de cooperação técnica com o objetivo de a primeira instituição ter acesso on line às imagens captadas pelas 124 câmeras da segunda. Com isso, os agentes do Detran poderão identificar, em tempo real, os veículos que estão transitando pelas ruas da capital irregularmente.

O secretário estadual da Casa Civil, Regis Fichtner, e o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, estarão presentes à cerimônia, que consagrará um ineditismo: é a primeira vez que o Detran e a CET-Rio estabelecem parceria no campo da tecnologia da informática visando ao aperfeiçoamento da fiscalização do trânsito na cidade do Rio de Janeiro.

Pelos termos do acordo, a CET-Rio disponibilizará acesso ao Detran-RJ das informações das placas dos veículos que passam pelas vias monitoradas. A previsão é que, até o final de 2010, outros 40 pontos da cidade sejam equipados com as câmeras, aumentando para 164 pontos monitorados.

Uma das principais vantagens desse novo sistema é que somente os carros com alguma irregularidade serão parados. Existe também, por parte das autoridades, que o novo sistema também poderá contribuir para a diminuição de roubos e furtos.

Fonte: Detran