O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) apreendeu na tarde desta terça-feira (3/11) uma van pirata que circulava caracterizada como os veículos regulamentados pelo Estado. Durante ação volante, realizada em Icaraí, os fiscais flagraram o veículo placa LAH 7629 operando no trajeto Alcântara – Niterói. Ao checar a documentação, constatou-se que, embora estivesse envelopada com o padrão adotado pelas vans regulares, inclusive com um número de RJ falso pintado na lateral, o veículo não tem registro no órgão.
A van foi recolhida ao depósito público por transporte irregular de passageiros. O Detro atua diariamente no combate às irregularidades no transporte de passageiros no estado. Nas ações, os agentes vêm percebendo que os infratores buscam formas, como as “vans maquiadas”, de tentar enganar fiscais e passageiros.
— É impressionante como aqueles que querem atuar à margem da lei criam formas para tentar burlar o estado de direito. Mas estamos atentos e trabalhando forte para garantir o ordenamento do sistema. Os números comprovam que nossa fiscalização segue rigorosa e eficaz, com o objetivo de assegurar um transporte seguro e de qualidade à população – afirmou o presidente do Detro, Rogério Onofre.
Diariamente, são realizadas operações em todo o estado para fiscalizar o transporte intermunicipal de passageiros. Somente em outubro, a fiscalização apreendeu 514 veículos — 221 carros de passeio e kombis, 43 ônibus piratas, 49 ônibus regulares, 180 vans piratas e 21 regulares. Nesse período, o Detro aplicou outras 1.055 infrações. Os carros de passeio e kombis flagrados fazendo lotada lideram novamente o ranking, com 800 multas, seguidos dos ônibus da frota regular, com 100 infrações. Em seguida, vêm as vans piratas, com 39 multas; as regulares, com 57; e os ônibus piratas, com 20.
Este ano, fiscais do Detro multaram 19.411 veículos. Deste total, 6.568 foram apreendidos, a maioria por transporte irregular de passageiros. Entre os piratas retirados de circulação, 196 referem-se a ônibus, 2.605 a vans e 3.229 a carros de passeio e kombis fazendo lotadas. Além disso, 387 vans e 196 ônibus da frota regular foram recolhidos por falta de condições de tráfego.
Fonte: Detro