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Detro estuda tarifa única entre vans e ônibus

O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) publica nesta segunda-feira (14/9), no Diário Oficial, uma portaria criando grupo de estudos para viabilizar a implantação da tarifa integrada para linhas de vans intermunicipais, com ponto final na Leopoldina, e linhas de ônibus municipais que ligam este bairro ao Centro do Rio. Já para a terça-feira (15/9), está agendada a primeira reunião para discutir o assunto. Participarão das negociações representantes do Detro, da Secretaria Municipal de Transportes do Rio, da Rio Ônibus e dos motoristas de vans.
 
 
– A regulamentação do transporte complementar é um avanço histórico para o ordenamento e o redimensionamento do transporte público no estado. Logicamente, nestas primeiras semanas já era esperada a ocorrência de alguns problemas, apesar das providências previamente tomadas para tentar evitá-los. Mas estamos atentos e prontos para, conforme determinou o próprio governador Sérgio Cabral, estudarmos os ajustes necessários. O primeiro e mais urgente é resolvermos a questão dos passageiros das linhas de vans com parada final na Leopoldina. A população não pode ser onerada em seu já baixo orçamento familiar e, por isso, sentaremos todos à mesma mesa, Detro, Secretaria Municipal de Transportes, empresários de ônibus e representantes das vans regulamentadas para resolver esta questão – explica Rogério Onofre, presidente do Detro.
 
 
Onofre entrou em contato pessoalmente com os dirigentes da Rio Ônibus a quem pediu total empenho, não só no que diz respeito à viabilização da implantação da tarifa integrada, mas também, para a disponibilização de ônibus suficientes para atender o aumento da demanda de passageiros. Esta orientação – a de reforço da frota – também foi passada por ele às empresas que fazem trajetos intermunicipais nos demais municípios da Região Metropolitana.
 
 
A idéia do presidente do Detro para a implantação da tarifa integrada é a redução de um percentual nas passagens tanto das vans quanto dos ônibus municipais – sua sugestão inicial é de cerca de 50% em cada um dos modais – para que os passageiros continuem a gastar o mesmo valor em seus deslocamentos que pagavam antes da circulação das vans regulamentadas.
 
 
– A população não pode ser prejudicada de forma alguma e, no final, todos sairão ganhando porque a redução da tarifa será compensada pelo aumento do número de passageiros. Queremos que esta passagem integrada seja vendida em um único bilhete e que o valor deste valha tanto nas viagens de ida como nas de volta. Isto garantirá a fidelização dos passageiros, o que beneficiará tanto as vans quanto os ônibus – afirma Rogério Onofre, lembrando que esta negociação entre empresários de ônibus e vans, de igual para igual, é mais uma conquista possibilitada pela regulamentação dos transportes complementares.
 
 
Com esta medida, será respeitada a determinação do Prefeito do Rio, Eduardo Paes, da não circulação de vans pela região central da cidade, e não haverá acréscimo no número de linhas de ônibus, pois para a integração serão usadas as linhas que hoje já circulam entre a Leopoldina e o Centro.
 
 
Desde a última quinta-feira, a maioria das vans intermunicipais regulamentadas que chega à Capital com origem em outros municípios da Região Metropolitana fazem sua parada final nas ruas Pedro Alves e Francisco Eugênio, próximo à antiga Estação da Leopoldina, atendendo a uma determinação da Secretaria Municipal de Transportes do Rio. Em todas as cidades, os pontos de parada das vans regulamentadas foram definidos pelas administrações municipais e acatados pelo Detro, a fim de não interferir no sistema viário destas localidades.
 
 
– A integração entre modais é a palavra-chave para atingirmos a qualidade no transporte público de massa. A implantação do bilhete único, defendida pelo governador Sérgio Cabral, já foi anunciada pelo Prefeito do Rio, Eduardo Paes e, aí sim, teremos a solução definitiva. O que estamos fazendo, neste momento, é pontual, para resolver uma questão de forma mais imediata, mas não deixa de ser uma primeira experiência de integração das vans regulamentadas à malha de transporte que atende a população da Região Metropolitana – conclui Rogério Onofre.
 

Fonte: Detro