O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) publicou nesta sexta-feira (15/1), no Diário Oficial, portaria que regulamenta a utilização de ônibus do tipo piso rebaixado na frota intermunicipal. Esta é mais uma medida do órgão, no sentido de melhorar a segurança e o conforto dos passageiros. A medida visa melhorar a acessibilidade, e até dezembro de 2014 os 50% dos veículos das linhas determinadas pelo Detro estarão adaptados. Foram incluídos os trajetos da Região Metropolitana, cujas vias apresentavam as condições de pavimentação necessárias para este tipo de veículo. Ao todo, são 133 linhas.
– Esta é mais uma iniciativa no sentido de melhorar o serviço prestado por ônibus no estado. O governador Sérgio Cabral, sempre sensível às necessidades da população, determinou a adaptação da frota, com o uso de ônibus de piso rebaixado, para facilitar o acesso dos passageiros com dificuldade de locomoção, como idosos e portadores de necessidades especiais. Simultaneamente, continuamos melhorando a frota intermunicipal, adequando-a à Copa de 2014 e às Olimpíadas de 2016. Já determinamos a instalação de GPS, ar condicionado, câmera e a renovação dos ônibus, sempre pensando na qualidade e na segurança dos passageiros – afirmou João Cassimiro, diretor técnico operacional do Detro.
O Departamento estabeleceu um cronograma de adaptação dos veículos por linha. Até 31 de dezembro de 2010, 10% da frota por trajeto deve ser de ônibus de piso rebaixado. Até 31 de dezembro de 2011, 20%. Até 2012, 30%, até dezembro de 2013, 40% e, por fim, 50% até 31 de dezembro de 2014. A adaptação não influenciará o valor das tarifas.
Fonte: Detro