Início Destaque Dia 31 de março Dia Mundial da Saúde e Nutrição

Dia 31 de março Dia Mundial da Saúde e Nutrição

Saúde & Nutrição andam juntas literalmente

SAÚDE pode ser definido como estado completo de bem estar físico, mental e social.

NUTRIÇÃO área que cuida dos alimentos ingeridos diariamente. 

A boa alimentação não tem somente a função de satisfazer a fome , mas sim manter a saúde geral e mental sendo assim a manutenção da própria vida. A qualidade do que comemos influencia diretamente na prevenção de doenças. E onde, e como fazemos o que comemos ? É uma das perguntas que não podemos deixar de nos fazer.

Com nutrição, com saúde e com o corpo humano nada é assim tão matemático. Pelo contrário, tudo é muito individualizado. Nosso corpo é formado por células e nossas células precisam de nutrientes, que são vitaminas, minerais, fibras, fitoquímicos, etc.

Estes nutrientes compõem os alimentos e o consumo deles pode ativar nosso sistema de defesa, fazendo com que o nosso organismo funcione bem.  Como manter esses benefícios? O nosso corpo sempre nos dá um sinal de alerta .

É preciso considerar que não há um único alimento que possa fazer todo o bem. O que deve haver é uma variedade de alimentos entre as refeições. Essa data tem como objetivo conscientizar a população para a importância da saúde e da Nutrição e seus efeitos para promoção do bem estar e qualidade de vida . A data também serve para alertar os brasileiros sobre os benefícios de cultivar bons hábitos alimentares,  é importante  ter um olhar mais  cuidadoso com a alimentação, previne diversas patologias e disfunções metabólicas, como a obesidade, que atinge o alarmante índice de 42% da população brasileira, segundo a SBEM, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. O Brasil é o quinto país no mundo com maior número de indivíduos obesos.Sou uma.ex- obesa pesava 142 quilos e hoje vivo da própria alimentação.  A data foi criada pelo Ministério da Saúde para fazer um alerta sobre as condições alimentares, atualmente, mais da metade da população brasileira é composta por pessoas que estão acima do peso. Esse número é preocupante, já que a obesidade pode desencadear outras doenças graves, como hipertensão, diabetes e até mesmo câncer. 

Estamos fazendo tudo para cuidar de nossa saúde e de nossa família ?

Conforme definido pelo calendário oficial do Ministério da Saúde.

A data chamou atenção para a prática da boa alimentação.

Saúde e Nutrição ambas andam juntas ! 

Sugere uma reflexão sobre como são feitas as escolhas dos alimentos para as refeições diárias.

Como?  Onde encontramos segurança para preparar,  como proteger  nosso maior investimento ALIMENTO.

Se antes o foco desta data era com relação à alimentação equilibrada, variada e colorida, vejo hoje desde março   de 2020 e para as próximas gerações uma mudança 100% significativa , a sua forma de preparo e cuidado com o seu corpo e o que reflete sua saúde. Como estar em.2030, como chegar ?

É necessário  passar a dar mais importância para a comida do lar e a volta das preparações simples, baseadas em alimentos in natura, e é possível viver pelo PODER do alimento.  “Hoje as pessoas passam muito tempo em casa e cada vez mais comem fora, tentam agilidade e praticidade nos delivery e fast food express.( nem sempre é a solução). Desde o ano passado, passa a dar mais importância à comida do lar, de voltar às preparações simples, como  o arroz com feijão, o guisadinho de verdura, a salada e a carne.” Comida limpa de verdade , é  à volta ao simples, saúde através das transformações do alimento descobrir o real valor alimentação   saudável é sinônimo de Cozinha Saudável. 

É necessário desembalar menos,  o consumo de alimentos o menos processados possível, ‘regra de ouro’ se nutrir mais para uma alimentação mais saudável.” Saúde e Nutrição é um novo conceito ao estilo de vida das pessoas.

Movimento (Mudar) 

Alimento (Vida) 

Pensamento (Segurança pra vida ).

Saúde é o nosso maior artigo de  Luxo hoje, ter vida e vida em abundância. Saúde não tem preço !

É impagável nos dias de hoje é, e sempre será.

Fazer do alimento seu principal remédio, obter saúde através do alimento,  um novo modelo de cura sim é possível o Poder da comida como medicina , 

O mundo está mudando o conceito ?

Saúde e Nutrição vai além de selecionar, pagar, armazenar e consumir, Devemos então prevenir e não remediar ( já sugere  o nome remédio).

“Qualidade é de graça. As coisas sem qualidade que custam dinheiro “(Philip Crosby). Obesidade, hipertensão arterial, alteração nos níveis de glicose sanguínea e colesterol, entre outros, podem ser prevenidos através do preparo de nossas refeições diárias. 

A ingestão de frutas, legumes e verduras, é importante priorizar no dia a dia, mas a ingestão de alimentos funcionais também é essencial  pois exercem um papel que vai além da nutrição básica e da oferta de nutrientes como carboidratos, proteínas, gorduras, mas também oferecem compostos bioativos que desempenham funções na promoção da saúde. Mas os efeitos terapêuticos dos alimentos funcionais se anulam quando  preparados de forma inadequada . A nutrição atua diretamente na prevenção. Já dizia Thomas Edison, Comer bem , com segurança e qualidade é uma maneira simples de usar a nutrição a nosso favor, é importante mudar. 

O mundo está mudando, as famílias estão mudando. “Transforme sua vida com mais sabor” , está na hora de você mudar também! 

Fonte: Andrea Santana

@protaprosaude @foodexperienceofc