Início Plantão Rio Dia do Idoso terá programação especial

Dia do Idoso terá programação especial

A Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) promoveu, nesta segunda-feira (28/9), uma grande festa no Teatro Noel Rosa, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), para comemorar a valorização dos direitos dos idosos. Realizado para celebrar o Dia Nacional e Internacional do Idoso, festejado em 1° de outubro, o evento reuniu mais de 400 pessoas. Culto ecumênico, palestra sobre a autoimagem, apresentação do coral da instituição e tendas para a prática de técnicas terapêuticas fizeram parte da programação especial.

A universidade tem comemorado a data durante todo o mês de setembro com o Baile da Terceira Idade, palestras, apresentações artísticas e workshops. O Estado conta com dezenas de projetos através da UnATI. Os trabalhos são voltados à associabilidade dos idosos, promoção da saúde e pesquisas relacionadas à melhor idade. A Universidade Aberta da Terceira Idade, programa estadual de qualidade de vida, oferece aos cerca de 2.500 alunos oficinas e cursos em diversas áreas, como informática, memória, dança, capacitação profissional, voluntariado, xadrez e cinema.

A instituição conta também com ambulatórios.
– Nossa meta é congregar o Dia Internacional do Idoso para que possamos garantir o exercício da terceira idade à cidadania e o espaço do idoso na sociedade, derrubando mitos e preconceitos. Tratamos o idoso com dignidade, que é o que toda a sociedade deve fazer. Celebrar essa data configura um êxito para os profissionais da área. Ratificamos na consciência do cidadão idoso que o dia da terceira idade tem que ir mais além do que uma festividade. Deve ir de encontro aos direitos deles – ressaltou a coordenadora de Projetos de Extensão da UnATI, Sandra Rabello.

O Brasil possui cerca de 21 milhões de idosos. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio de 2008 (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado do Rio de Janeiro tem o maior número de pessoas com mais de 60 anos e reúne 15% dos brasileiros nesta faixa etária. Para a aluna da UnATI Odelita Ramos Vasconcelos, de 80 anos, ser idosa no Rio é uma bênção a mais. A aposentada só motivos para comemorar no seu dia. Além de garantir novos conhecimentos, Dona Odelita encontrou nos cursos oferecidos pela instituição estadual mais qualidade de vida.

– Os idosos fluminenses estão sendo cada vez mais valorizados. Essa festa celebra isso. Não podemos ser esquecidos. A terceira idade tem conquistado coisas maravilhosas com a ajuda dos governos. Hoje, só tenho o que festejar, principalmente por causa das oportunidades que surgem para melhorar a minha vida. Agora, posso dizer que estou na melhor idade – garantiu a aposentada, que frequenta a universidade aberta desde sua fundação, há 16 anos.

Os idosos têm motivos de sobra para festejar a data. No último domingo (27/9), o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura do Rio assinaram um convênio para a concessão de um terreno, em Copacabana, para a instalação da Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa de Terceira Idade (DEAPTI). As informações coletadas pela unidade policial serão disponibilizadas no Instituto de Segurança Pública (ISP). A ideia é traçar o perfil dos crimes contra pessoas acima de 60 anos, auxiliando na preparação de políticas públicas. Atualmente, a delegacia funciona na estação de metrô Siqueira Campos.

Outra novidade para a terceira idade é a implantação da Vila da Melhor Idade no primeiro semestre de 2010. Um das mais importantes ações da Secretaria de Habitação, o conjunto popular contará com 30 residências. A vila, localizada em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, será composta por casas com um ou dois quartos, sala, cozinha e banheiro adaptado. Orçado em cerca de R$ 2 milhões, o projeto entrará em fase de licitação em breve. A Vila da Melhor Idade terá ainda um centro de convivência. A casa será da pessoa beneficiada com custo zero.

Dia do Idoso
Há dez anos, o Dia do Idoso faz parte do calendário de festas do país. Até 2006, a data era celebrada no dia 27 de setembro. Depois que o Estatuto do Idoso foi aprovado, o dia passou a ser festejado em 1° de outubro. O governador Sérgio Cabral, na época senador, foi responsável pela aprovação da lei no Congresso Nacional. O documento regulamenta os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Entre eles, o direito à vida, saúde, alimentação, educação, cultura, trabalho, dignidade e convivência familiar e comunitária.

Para encerrar as comemorações do Dia Internacional e Nacional do Idoso, a Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) está preparando o seminário Capacitação de Profissionais e Gestores de Instituições de Longa Permanência para Idosos . O evento acontecerá nesta quarta-feira (30/9), das 9h às 17h, no auditório 13, da Uerj. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (21) 2334-0031.

 

 

Fonte: Governo do Rio