Início Plantão Brasil Dia Mundial de Higienização das Mãos

Dia Mundial de Higienização das Mãos

Secretarias de Saúde de todo o país promovem nesta quarta-feira (05/05) atividades para lembrar o Dia Mundial de Higienização das Mãos. O objetivo é conscientizar profissionais de saúde e administradores hospitalares sobre a importância do hábito, que previne e reduz infecções e promove a segurança de profissionais, pacientes e demais usuários dos serviços de saúde.

A meta para 2010, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é alcançar a participação de 10 mil hospitais em todo o mundo. A proposta da entidade constitui o Primeiro Desafio Global para a Segurança do Paciente – uma jornada de mobilização para a higienização das mãos.
No Distrito Federal, a Gerência de Investigações e Prevenção à Infecção e Eventos Adversos em Serviço de Saúde (Gepeas) montou 14 equipes para, durante todo o dia, informar e orientar a população sobre a importância de higienizar as mãos.

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul conta com a campanha "Afaste os bichos, lave as mãos", chama a atenção sobretudo para a prevenção da gripe influenza A (H1N1) – gripe suína – e mesmo da gripe comum, ao mostrar que as mãos são grandes portadoras de germes e bactérias.

 

Fonte: Agência Brasil