Início Plantão Barra Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente

Por Joyce Pimentel*

No Dia do Meio Ambiente, comemorado hoje (05/06), a Organização Não Governamental (ONG) Lagoa Viva realizou, durante todo o dia, o seminário “Dia Mundial do Meio Ambiente 2009: em busca da sustentabilidade local”.
O evento, que já está em sua nona edição e foi realizado na Ilha do Sol, teve como principal objetivo a luta pela revitalização e conservação permanente da bacia hidrográfica da Barra da Tijuca e Jacarepaguá.
De acordo com o presidente da ONG, Donato Velloso, o engajamento e a contribuição de inúmeros parceiros, a mudança na bacia hidrográfica da região já pode ser notada.
— É uma luta incansável e aos poucos a população vem se mobilizando para reverter essa situação de degradação — avaliou.
Velloso acredita que a comunidade está mais atenta e por isso a mudança no sistema lagunar vem acontecendo.
— Temos observado o retorno de algumas espécies nas lagoas. Lógico que além da mudança, aos poucos da população, ações do poder público como as melhorias com o saneamento básico, as estações de tratamento de esgoto entre outras colaboram para reverter esse quadro — disse.
Para Donato ainda há muito a se fazer principalmente a questão da polícia habitacional. A retirada dos moradores as margens das lagoas e rios é necessário, assim como o replantio do manguezal.
— Algumas ações simples acelerariam o processo de revitalização dessa bacia hidrográfica — acredita.
A opinião de Donato Velloso endossada pelo presidente da Acibarra e senador Ney Suassuna que acrescentou ainda que lamentavelmente as pessoas pagam para mergulhar em Cancun, por exemplo, para ver peixes.
— Será que precisamos gastar dinheiro para isso ou é melhor nos unirmos para a recuperação dessas lagoas. Por que não fazer da Barra da Tijuca uma Cancun brasileira? — indagou.
No entanto, Suassuna deixou claro que a questão do meio ambiente na região só será resolvida quando o trânsito melhorar.
— É lógico que o trânsito caótico afeta o meio ambiente. Mas também é preciso fazer uma campanha de educação ambiental para mudarmos nossa consciência — opinou.
Já Delfim Aguiar, dono do jornal Caminho das Vargens e mediador do seminário, lembrou que o dia do meio ambiente é todo dia.
— Essa preocupação com o resgate ambiental e o trabalho desenvolvido em conjunto é fundamental. Mas a população tem que mudar seus hábitos — finalizou.

* repórter especial AIB – [email protected]

 

Fonte: AIB