Início Plantão Rio Dia Mundial dos Animais tem várias ações

Dia Mundial dos Animais tem várias ações

Dia 04 de outubro é comemorado o `Dia Mundial dos Animais`. Nesse dia  também se celebra o santo católico protetor dos animais, São Francisco de Assis. A Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (Sepda) prestigia os animais duplamente no Rio de Janeiro. O primeiro evento é no sábado, 03 de outubro, quando acontece a edição especial da campanha educativa `Adotar é o Bicho!`, que vai das 10h às 16h, na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema.

No domingo, dia 04 de outubro, a Sepda participa das comemorações da Paróquia de São Francisco de Assis, no Rio Comprido. A tenda da Secretaria fica na paróquia durante todo o dia, levando veterinários para tirar dúvidas sobre o programa Bicho Rio, que oferece esterilização gratuita em cinco pontos da cidade, divulgar as datas da campanha `Adotar é o Bicho!` e também para falar sobre guarda responsável e cuidados com os animais.

A celebração da Paróquia de São Francisco de Assis começa com a Alvorada Franciscana, seguida de missas com intervalos de 1h30 entre elas. Nestes intervalos, acontece a tradicional benção dos animais, e também haverá uma benção solene às 16h. As comemorações terminam com a Procissão de São Francisco, às 18h, pelas ruas do Rio Comprido.

Serviços oferecidos pela Sepda

A campanha educativa `Adotar é o Bicho!` ocorre às terças-feiras e quintas-feiras em diferentes regiões da cidade, e tem como objetivo a adoção consciente de animais que precisam de um novo lar. Quem quiser adotar um animal deverá levar Identidade, CPF, e Comprovante de Residência. O interessado também deve passar por uma entrevista com o veterinário de plantão no local.

Vale lembrar que a adoção de cães, gatos e cavalos pode ser feita diariamente, no Centro de Proteção Animal, na Fazenda Modelo, que fica na Estrada da Matriz, nº 4445, em Guaratiba.

O programa `Bicho Rio` oferece esterilização gratuita de cães e gatos desde 2003, o que diminui a quantidade de animais vítimas de abandono nas ruas. A Secretaria disponibiliza cinco míni-centros cirúrgicos: em Bonsucesso (dois míni-centros), em Jacarepaguá, Largo do Machado e Realengo; além do Centro Clínico e Cirúrgico, que fica no Centro de Proteção Animal, na Fazenda Modelo, em Guaratiba. Ao todo, são realizadas 140 esterilizações por dia. Este serviço de controle populacional é oferecido somente para os moradores do município do Rio de Janeiro.

 

 

 

Fonte: Prefeitura do Rio