Início Plantão Rio Dia Nacional de Cidadania

Dia Nacional de Cidadania

Sucesso no ano passado, quando foram retiradas 25 mil toneladas de lixo do entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas, o “Dia Nacional de Cidadania”, fará, no seu segundo ano consecutivo, uma grande mobilização nacional, neste sábado (07/11). O evento que acontece simultaneamente em todas as capitais brasileiras reunirá voluntários, estudantes, empresários e demais representantes da sociedade civil.

No Rio, as ações começam às 8h, no Encontro das Águas, Espaço do Ambiente da Secretaria Estadual do Ambiente, na Lagoa Rodrigo de Freitas, ao lado do Parque dos Patins.

O Dia Nacional de Cidadania tem o objetivo de desenvolver atividades de conscientização ambiental e consiste, entre outras, em mutirões de limpeza de rios, lagoas, praias e áreas verdes. No Rio, as atividades pelo "Dia Nacional de Cidadania" serão coordenadas pela Secretaria Estadual do Ambiente e o Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Rio de Janeiro (Seac-RJ) – que representa 1.500 empresas e 150 mil empregados diretos em todo o Estado.

Luvas, sacos biodegradáveis, ancinhos e outros instrumentos que ajudem na coleta de lixo serão distribuídos para os participantes. A ação, de visibilidade nacional, é um grande ingrediente de estímulo para despertar uma consciência mais ecológica, sobretudo entre a classe empresarial. A Secretaria Estadual do Ambiente planeja colocar na Lagoa um barco com catadores da Federação dos Catadores de Material Recicláveis do RJ (Febracom), para recolher o lixo flutuante.

O Encontro das Águas, onde a ação será realizada, vem se consolidando exclusivamente como centro de educação ambiental da Secretaria Estadual do Ambiente. Ele abriga ações como exposições de fotografia e de artes, exibições de vídeos e de filmes, apresentações de teatro, entre outras formas de compartilhamento de informações relacionadas ao meio ambiente. O espaço funciona diariamente, das 10h às 19h e a entrada é franca. 
 

Fonte: Por Ascom da Secretaria do Ambiente