Início Plantão Brasil Dilma inaugura fábrica para construção de submarinos no Rio

Dilma inaugura fábrica para construção de submarinos no Rio

Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) brasileiro deu um importante passo na manhã desta sexta-feira (01/03). A presidenta Dilma Rousseff inaugurou, ao lado do governador Sérgio Cabral, o vice-governador e coordenador de infraestrutura Luiz Fernando Pezão, a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (Ufem), em Itaguaí, na Baixada Fluminense. O espaço é parte da infraestrutura industrial de construção e manutenção de submarinos convencionais e a propulsão nuclear. A inauguração contou com a participação do ministro da Defesa, Celso Amorim.

 

A presidenta Dilma destacou que o programa não constrói apenas submarinos, mas também produz conhecimento e tecnologia que podem ser reproduzidos por diversos outros setores.

 

– Estive aqui há três anos, naquela época era ministra da Casa Civil durante o governo do presidente Lula. De lá para cá, toda essa fantástica estrutura foi construída. Aqui, se erigiu um projeto que é muito importante para o Brasil. Podemos afirmar com orgulho que o Programa de Desenvolvimento de Submarinos é uma realidade.

 

O governador Sérgio Cabral apontou a importância da nova instalação.

 

 

– Esta obra é maiúscula e esse momento se seguirá a outros de um conjunto de investimentos ousados do governo da presidenta Dilma, iniciados no governo do presidente Lula e que dão ao Brasil uma maioridade de poucas nações no mundo. Esse complexo que estamos inaugurando hoje, parte dele, e que se seguirá nos próximos anos, dá ao Brasil um site de produção de submarinos convencionais e submarino nuclear que apenas cinco nações do mundo detém: China, Estados Unidos, França, Inglaterra e Rússia – comemorou o governador.

 

A Ufem será responsável por mais uma etapa de montagem dos cinco submarinos brasileiros. O processo começa na Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep), pronta para fabricação de seções do casco externo, que posteriormente serão levadas para a Ufem para colocação de estruturas, equipamentos e componentes internos. Após essas intervenções, o estaleiro fica responsável pela união de seções e acabamento final.

 

Programa

 

O Prosub é uma cooperação entre Brasil e França e prevê a fabricação de quatro submarinos convencionais, a propulsão diesel-elétrica, e um a propulsão nuclear, com tecnologia nacional. O programa gera nove mil empregos diretos e 32 mil indiretos.

 

A previsão é que o primeiro submarino seja entregue em 2015 e mais um a cada 18 meses. O primeiro submarino a propulsão nuclear estará pronto em 2023 e passará por cerca de dois anos em testes no mar antes de entrar em operação.

 

O investimento que inclui a construção da Ufem, do estaleiro e da base naval que abrigará os submarinos, será de R$ 7,8 bilhões até 2017.

 

Fonte – Gov Estado