Início Plantão Brasil Dilma reúne-se com bancada do PP

Dilma reúne-se com bancada do PP

Na busca de apoio para a formação de uma aliança que lhe garanta respaldo para disputar a Presidência da República em 2010, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, participa nesta terça-feira (27) de jantar com parlamentares do Partido Progressista (PP), que será realizado na casa do líder da legenda, deputado Mário Negromonte (BA).

Esse é mais um encontro da ministra com bancadas de partidos que integram a base de apoio ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso. Ela se reuniu, entre outros, com PDT, PR, PMDB, PSB e PT.

Nessas reuniões com aliados, Dilma tem procurado abordar com as bancadas partidárias os programas desenvolvidos pelas pastas comandadas pelos respectivos partidos. No caso do PP, a ministra deverá destacar as realizações nas áreas do saneamento, habitação e reurbanização. Todos esses projetos cabem ao Ministério das Cidades, comandado por Márcio Fortes, um dos vices-presidentes do PP.

Mesmo com o jantar de aproximação, o PP não deverá declarar apoio à uma eventual candidatura da ministra Dilma Rousseff à Presidência nas eleições do ano que vem. Segundo um dos vices-presidentes do partido, a legenda só deverá definir apoio à candidatura presidencial na convenção nacional, em junho de 2010.

A ministra tem feito também um balanço dos programas de governo, relatando os avanços da atual gestão e enumerando o que ainda precisa ser feito. E sempre tem apontado as alianças como fundamentais para o sucesso do governo Lula.

Na semana passada, as lideranças do PMDB e do PT firmaram um pré-compromisso de apoio a uma possível candidatura da ministra, quando os dois partidos acertaram que o PT ficará com a cabeça de chapa e os peemedebistas com a vice. O acordo só será referendado nas convenções nacionais dos dois partidos, também em junho do ano que vem. Um dos peemedebistas cotados para vice de Dilma é o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (SP).

A legislação eleitoral prevê que as convenções partidárias para definição de candidatos, coligações ou não disputar as eleições são realizadas no mês de junho do ano em que ocorrer o pleito.

 

Fonte: Agência Brasil