Início Plantão Rio Dilma Roussef faz defesa do Software livre

Dilma Roussef faz defesa do Software livre

Durante o evento de lançamento de seu blog, realizado no dia 19 de abril e transmitido ao vivo via streaming, a pré-candidata a Presidência da República, Dilma Roussef, anunciou que toda a plataforma on-line de sua campanha rodará em software livre.

Para comprovar seu comprometimento com a adoção do software livre, a pré-candidata mostrou a tela de seu computador pessoal, que roda o sistema operacional Ubuntu, da Canonical. A pedido de internautas que acompanhavam o lançamento, as câmeras capturaram a tela do sistema operacional baseado em Linux no notebook da pré-candidata.

O Ubuntu, considerado hoje como a distribuição Linux mais completa e fácil de usar, já está presente em outras iniciativas do Governo Lula. Em 2009, o Serpro começou a distribuir para os telecentros atendidos pelo Programa Serpro de inclusão digital uma versão simplificada do Ubuntu, capaz de rodar em máquinas com configurações simples. A adoção do Ubuntu também trouxe para os telecentros mais facilidade na atualização das máquinas e opções de acessibilidade para deficientes visuais.

A Canonical lançou recentemente o Ubuntu 10.4, versão do sistema operacional que traz diversos recursos de Cloud Computing, três anos de suporte e atualizações gratuitas de segurança e manutenção. O Ubuntu 10.4 também oferece uma loja on-line de músicas, integração com as principais redes sociais, sistema automatizado de busca e gerenciamento de softwares e ferramentas para o uso em ambiente corporativo.

O Ubuntu 10.4 pode ser baixado gratuitamente através do site www.ubuntu.com/getubuntu/download.

Sobre a Canonical
A Canonical fornece serviços profissionais, online e de engenharia para os parceiros a clientes do Ubuntu em todo o mundo. Como a empresa por trás do projeto Ubuntu, a Canonical está comprometida com a produção e o suporte do Ubuntu – um sistema operacional de código aberto muito popular e que vem experimentando rápido crescimento. Ela busca assegurar que o Ubuntu esteja disponível
para qualquer organização e indivíduo que utilize servidores, desktops, notebooks e netbooks.

A Canonical trabalha em parceria com fabricantes de hardware para computadores a fim de certificar o Ubuntu e fornecer serviços de migração, implementação, suporte e treinamento para empresas, além de oferecer serviços diretamente para os usuários finais. A Canonical também desenvolve e mantém ferramentas de desenvolvimento de código aberto e colaborativas para assegurar que as organizações e indivíduos possam participar integralmente das inovações dentro da comunidade de código aberto. Para mais informações, favor visitar www.canonical.com.br.

 

Fonte: Assessoria