Início Plantão Mundo Diplomatas britânicos deixam a Líbia

Diplomatas britânicos deixam a Líbia

Uma delegação de diplomatas britânicos que se deslocou a Benghazi, na Região Leste da Líbia, para estabelecer contatos com a oposição do governo do presidente da Líbia, Muammar Khadafi, deixou o país depois de ter tido uma série de dificuldades no país africano, divulgou hoje o governo britânico.
“Posso confirmar que uma pequena delegação de diplomatas britânicos esteve em Benghazi”, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, William Hague, em comunicado.
 
“A delegação deslocou-se à Líbia para estabelecer contatos com a oposição. A comitiva encontrou algumas dificuldades, que já foram resolvidas de forma satisfatória”, acrescentou o chefe da diplomacia britânica, sem especificar a natureza dos problemas.
 
Informações divulgadas pela comunicação social britânica confirmam que um diplomata e militares britânicos foram detidos na Líbia quando chegaram a uma zona controlada pelos insurgentes líbios.
O porta-voz do Conselho Nacional líbio, Abdul Hafiz Ghoqa, esclareceu que os representantes da oposição recusaram-se a falar com os representantes britânicos, porque eles teriam entrado no país de forma ilegal.
 
“Recusamo-nos a conversar com eles devido à forma como entraram no país”, disse o porta-voz do conselho. Segundo Ghogam, a natureza da missão britânica era desconhecida.
O Conselho Nacional, criado para representar os insurgentes líbios, realizou no sábado a sua primeira reunião oficial. O órgão, cuja criação foi anunciada em fevereiro, é integrado por representantes de todas as cidades controladas pelo movimento contrário ao regime de Khadafi.

Fonte: Agência Brasil