Aperfeiçoar os instrumentos que garantem os direitos e o bem-estar de idosos e pessoas com deficiência. Com este objetivo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) promove, em Brasília, a partir desta quinta-feira, uma oficina para gestore sociais com a participação de técnicos espanhóis e brasileiros (de todos os Estados). A secretária nacional de Assistência Social do Ministério, Ana Lígia Gomes, fará a abertura do evento, às 9h, na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
A oficina – que se encerra na sexta-feira (24) – faz parte do Projeto de Fortalecimento da Gestão de Políticas de Inclusão Social, que é uma cooperação técnica de três anos (2007-2009) entre o Brasil e a Espanha, envolvendo os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Previdência Social, e do Planejamento, Orçamento e Gestão; além da ENAP, com o apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).
Serão debatidos temas como o reordenamento dos serviços, desenvolvimento de ações de monitoramento e avaliação, desafios na área, além da apresentação de experiências brasileiras e espanholas no fortalecimento da rede de proteção a idosos e pessoas com deficiência.
As experiências espanholas são consideradas modelo na prestação de serviços sociais a estas populações como, por exemplo, o atendimento domiciliar e Centros-Dias implantados no país.
Fonte: Ascom MDS