Representando o coordenador de Polícia Pacificadora, coronel Rogério Seabra, o comandante da UPP Prazeres, capitão Jeferson Odilon, acompanhou nesta sexta-feira (5/11) a visita do diretor executivo da Unicef, Anthony Lake, à comunidade do morro dos Prazeres, em Santa Teresa. Na ocasião, líderes comunitários, representantes da ONU (Nações Unidas) e de ONGs que promovem a cidadania, cultura e esporte estiveram no local apresentando ao executivo as principais ações sociais que acontecem naquela comunidade.
Lake conheceu a sede da UPP Escondidinho/Prazeres e a Escolinha de Reforço, onde são ministradas aulas de inglês, cidadania e cultura para os moradores. Durante a visita, o executivo ficou impressionando com a bela vista no alto da comunidade e com os projetos desenvolvidos por lá. De acordo com ele, o programa das UPPs tem ajudado muito na entrada dos projetos vinculados a Unicef, por garantir a segurança dos integrantes, e destacou ainda os benefícios da pacificação para a comunidade, em especial, na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.
O executivo chegou ao Rio na manhã de hoje, após cumprir ampla agenda em Brasília, onde participou de reuniões bilaterais com ministros e demais autoridades do governo brasileiro. Neste sábado (5/11), Lake segue para Fortaleza, onde se reunirá com o governador do Estado do Ceará, Cid Gomes. No mesmo dia, vai ao município de Horizonte para visitar a comunidade quilombola Alto Alegre. Na ocasião, o diretor executivo da Unicef conhecerá a comunidade e como a instituição vem apoiando o governo municipal na melhoria da qualidade de suas crianças e adolescentes.
Sobre o diretor executivo
Em 1º de maio de 2010, Anthony Lake iniciou seu mandato como sexto diretor executivo da Unicef, trazendo mais de 45 anos de experiência de serviço público e internacional para a posição. Ele trabalhou com líderes e responsáveis por políticas públicas em todo o mundo. Em 2007 e 2008, trabalhou como conselheiro sênior de política externa para a campanha presidencial de Barack Obama, papel também desempenhado durante a campanha presidencial de Bill Clinton em 1991 e 1992. Ele atuou em diversas áreas da política externa, segurança nacional, ação humanitária e desenvolvimento como conselheiro de Segurança Nacional (1993-1997), sob a presidência de Bill Clinton, e como diretor do departamento Estadual de Política de Planejamento, no governo Carter (1977-1981).
Fonte: Governo do Rio