Por Simone Barreto, Lbv, RJ
Na manhã do dia 28 de março, o Centro Educacional José de Paiva Netto, da LBV em Del Castilho, RJ, recebeu com muito carinho cinco valorosas mulheres de diferentes áreas, que foram homenageadas pelos alunos e profissionais pelo mês das Mulheres.
Elas foram recepcionadas, carinhosamente, pelo Coral Ecumênico Infantil Boa Vontade que apresentaram belas melodias sobre a Paz, e ainda receberam mensagens, rosas e lembrancinhas feitas pelas crianças. Em seguida, percorreram os ambientes da escola, interagindo com elas e conhecendo de perto o trabalho que a Instituição realiza na cidade. Ao final da visita, as visitantes deixaram suas impressões e agradecimentos pela homenagem recebida.
“Eu fiquei muito feliz, muito emocionada porque o trabalho é, realmente, muito bonito, muito gratificante. A gente ainda consegue enxergar uma luz no fim do túnel quando vê um trabalho como o da LBV. As crianças estudando, fazendo atividades extracurriculares, chegam cedinho aqui, fazem cinco alimentações, fazem artesanatos, esportes, é muito importante. (…) Me emocionei quando as crianças cantaram, dançaram, os pequeninos dormindo, tirando um soninho, eu amo crianças. A gente tem que pensar bastante sobre isso e ajudar também. Sei que a LBV aceita doações, e acho que a gente devia colocar um pouquinho de amor material, porque precisa. Muito obrigada, estou sempre aí, quando precisar”, destacou a atriz Helga Nemeczyk.
A capitão Paula Apulchro, primeira comandante a liderar a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), da Comunidade dos Macacos, se emocionou com o canto das crianças: “foi uma homenagem muito linda, fui recepcionada pelas crianças do coral cantando músicas referentes a Jesus, então é muito emocionante isso! É uma alegria a gente ver crianças que estão com seu futuro mudado, graças à LBV. A única maneira de mudar o futuro de uma criança pobre, humilde, é a educação e a LBV está priorizando isso. A gente vê de perto a LBV fazendo e atuando dentro dessas comunidades, do Macaco, resgatando a cidadania delas, trazendo cultura, dando educação, isso é de suma importância. São cidadãs melhores”, concluiu.
A jornalista Graça Paes, diretora social da Associação de Imprensa da Barra da Tijuca e editora do portal do Aib News, falou agradecida: “é um prazer estar aqui, mais uma vez, participando. E o que eu puder ajudar e contribuir para esse trabalho maravilhoso, eu vou querer [fazer] que ele cresça cada vez mais. Vamos lutar para que essas crianças tenham curso de teatro, porque a arte também é importante. ”
Simone Ferrety, atriz e escritora, descreveu sua emoção ao conhecer de perto a escola da LBV: “adorei o convite, uma honra, é um trabalho bonito, maravilhoso e acho que podia ter uma LBV em cada bairro do Rio de Janeiro, do nosso Brasil que é imenso. É com muita honra que venho receber essa homenagem. Quando entrei e vi as crianças cantando pra mim, comecei a chorar, é uma sensação tão pura. Aqui a gente está num pedacinho do céu. Adorei o berçário, me apaixonei, eles dormem tudo certinho, no mesmo horário, gostei muito. A LBV está de parabéns, é um lindo trabalho, a gente tem que ficar de olho e ajudar sempre. Adorei! ”
Outra homenageada foi a srª Amália Oliviero, assessora parlamentar da Câmara Municipal da cidade do RJ, que falou da emoção que sentiu após ser homenageada: “já conheço a LBV há muito tempo. Participo de todas as ações que existem, já fui em São Paulo, mas é sempre uma emoção estar aqui. Eu vejo que, graças a Deus, as crianças são muito bem tratadas. O carinho das crianças é muito gostoso, aquela recepção, a energia que elas passam, é tudo maravilhoso! ”.
No Rio de Janeiro, RJ, o Centro Educacional José de Paiva Netto está localizado na Av. Dom Hélder Câmara, 3059 – Del Castilho. Informações pelo telefone: (21) 3297-7100.