Início Plantão Rio Distribuição de alimentos e água no Rio

Distribuição de alimentos e água no Rio

O secretário de Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, Sérgio Simões, vistoriou por terra e por ar, na quarta-feira (4/1), os municípios mais afetados pelas enchentes decorrentes das chuvas que atingem o Rio de Janeiro desde domingo (1/1). Ele sobrevoou as regiões Norte e Noroeste do estado, onde seis municípios decretaram situação de emergência: Laje do Muriaé, Santo Antônio de Pádua, Itaperuna, Italva, Cardoso Moreira e Miracema. À noite, em reunião com bombeiros e técnicos da Defesa Civil, ele definiu a estratégia do Governo do Estado para a distribuição de ítens alimentícios e água para as famílias da região. Além do caminhão da Secretaria de Assistência Social que chega nesta quinta-feira (5/1) em Itaperuna, mais seis caminhões da Defesa Civil trarão comida e água potável para as vitimas. Segundo o secretário, há ainda uma possibilidade de a Defesa Civil nacional enviar donativos para o estado.
 
– O Governo do Estado deu uma resposta muito forte. Neste momento, estamos organizando uma logística bem estruturada de caminhões e viaturas para a distribuição de gêneros alimentícios e água – disse o secretário.
 
Segundo ele, a ação de vários órgãos estaduais em parceria com as prefeituras foi rápida para controlar a situação e atender às vítimas. Segundo o último balanço, divulgado às 19h, o número de desalojados pelas chuvas já chega a 22.800, e o de desabrigados passa de 1700, nas duas regiões. Até o momento, foi registrado apenas um óbito, na localidade de Laje do Muriaé. 
 
Cerca de 180 bombeiros estão atuando nos 18 municípios do Norte e Noroeste do estado. Um Centro de Comando e Controle – que conta com equipes da Defesa Civil municipal, da Cruz Vermelha, do Sistema de Meteorologia do Rio de Janeiro (Simerj), do DRM e do Instituto Estado do Ambiente (Inea) – foi montado em Itaperuna para realizar ações preventivas em decorrência das chuvas.
 
Secretaria de Estado de Saúde vai montar base em Itaperuna para distribuição de kits 
A cidade de Itaperuna também vai ser a base da Secretaria de Saúde para dar apoio às cidades afetadas pelas chuvas no Norte e no Noroeste Fluminense. O ponto de apoio e distribuição vai funcionar no Núcleo Descentralizado de Vigilância em Saúde do município, de onde sairão os kits de calamidade solicitados pelas prefeituras e outros eventuais medicamentos e insumos hospitalares necessários para as áreas atingidas pelas chuvas e transbordamento de rios. 
A Secretaria de Estado de Saúde também vai enviar kits de calamidade à cidade.
 

Fonte: Governo do Rio