Início Plantão Brasil Dívida do setor público representa 36,6% do PIB

Dívida do setor público representa 36,6% do PIB

A dívida do setor público chegou a R$ 1,091 trilhão em janeiro, o que corresponde a 36,6% do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Em relação a dezembro, houve um aumento de 0,8 ponto percentual, segundo dados divulgados hoje (27) pelo Banco Central.

Segundo o Banco Central, o aumento é devido aos juros, a ajustes por conta do aumento do câmbio e à paridade da cesta de moedas que integram a dívida externa líquida.

Quanto menor a relação entre a dívida líquida do setor público e o PIB, maior a confiança dos investidores de que o país honrará os seus compromissos.

Para este mês, a projeção do BC é que a dívida em relação ao PIB chegue a 36% e a 35% ao final do ano. “Nossa expecativa é de continuidade da acomodação nessa relação dívida-PIB”, afirmou o chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes.

De acordo com Lopes, a projeção para o final do ano é feita com base na expecativa de que o governo cumprirá a meta de superávit primário (economia que o governo faz para honrar seus compromissos) de 3,8% do PIB.

Os dados do Banco Central, divulgados na Nota de Política Fiscal, permitem avaliar o endividamento do setor público e as condições de pagamento da dívida pública.

 

Fonte: Agência Brasil