A oitava edição da campanha Vista a Fantasia da Solidariedade mobilizou cerca 220 nesta terça-feira, dia 1º de março, aniversário da cidade do Rio de Janeiro. O posto de coleta móvel montado pelo Hemorio na Cinelândia coletou 182 bolsas de sangue. A campanha mostra a importância de doações durante o Carnaval.
A meta é manter a média de 300 doações diárias, alertando para o risco de desabastecimento durante o feriadão, que costuma registrar queda de 50% do número de doações voluntárias. Artistas como Ana Carolina, Preta Gil e Paralamas do Sucesso estão apoiando a campanha, segundo o Hemorio.
Para ser um doador de sangue o voluntário é preciso estar bem de saúde, portar um documento oficial de identidade com foto, ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve somente evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes.
O Hemorio abastece com sangue e derivados cerca de 180 unidades de saúde, entre elas as grandes emergências, maternidades e UTI´s. Outras informações pelo telefone 0800 282 0708.
Fonte: Plantão AIB com fontes