Início Plantão Rio Dois contemplados na I Feira Favela Criativa são atendidos pelo caminho Melhor...

Dois contemplados na I Feira Favela Criativa são atendidos pelo caminho Melhor Jovem

 

 

Integrantes do Esquina Editorial, um dos 40 selecionados na I Feira Favela Criativa e que também fazem parte do Caminho Melhor Jovem / Fotos: Allan Reis

 

 

Depois de dois dias intensos de apresentações e consultorias, foram divulgados, na noite desta quinta-feira (29/01), os 40 projetos selecionados na I Feira Favela Criativa. Dois deles foram desenvolvidos por jovens atendidos pelo Caminho Melhor Jovem (CMJ), da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje), e estão entre os contemplados: Coleção ‘Novíssima Literatura Marginal’, de Viviane de Sales, e Manguinhos em Cena, de Luiz Silva. Cada um dos trabalhos receberá R$ 50 mil para investir ainda mais na iniciativa, além de obter o selo de reconhecimento Favela Criativa para fazer parte do programa.

 

 

Viviane, do CMJ Cidade de Deus, pretende fomentar novos escritores das favelas. A editora Esquina Editorial, criada em parceria com Edson Veoca, é fruto do movimento poético de sarau conhecido como Poesia de Esquina, que acontece na região desde 2011. Com o prêmio, a dupla pretende lançar, ainda este ano, oito livros da coleção ‘Novíssima Literatura Marginal’. A edição dos textos e a produção do livro também serão feitas por profissionais do movimento poético das periferias. Para os sócios, o prêmio vai ampliar a divulgação da literatura feita para além da Zona Sul da cidade.

 

Viviane (à direita) e Any são integrantes dos projetos premiados e participantes do Caminho Melhor Jovem

 

 

Manguinhos em Cena, outro contemplado na Feira, é um grupo teatral que tem, entre seus componentes, jovens atendidos no CMJ Manguinhos. A companhia promove espetáculos para a comunidade, teatro infantil em escolas e projetos para a integração da cultura no território. O grupo, formado em 2012, foi um dos ganhadores do Edital PAT, do Caminho Melhor Jovem, com o “Palavra Viva”, projeto de teatro infantil para as escolas de Manguinhos e região.

 

 

– Com o prêmio, o Manguinhos em Cena poderá se profissionalizar ainda mais, criar diferentes espetáculos e atingir um público maior – explicou Anny Freitas, jovem do CMJ e uma das integrantes do grupo teatral. Para suas peças, o grupo realiza desde a pesquisa para o texto até a produção de figurino e cenário, além da própria encenação.
 

 

 

 

Cada projeto selecionado receberá R$ 50 mil, da Lei de Incentivo à Cultura, para desenvolver ainda mais os trabalhos nas comunidades

 

 

O Caminho Melhor Jovem é um Programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, gerido pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que visa à inclusão social e à oferta de oportunidades para jovens de 15 a 29 anos, moradores de territórios com Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) ou em processo de pacificação.

 

Crédito das fotos: Allan Reis / Caminho Melhor Jovem (CMJ)

Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude – SEELJE : Assessoria de Imprensa