Início Plantão Rio Domingo de ação preventiva na praia de Copacabana

Domingo de ação preventiva na praia de Copacabana

Agentes da Secretaria da Ordem Pública (Seop), com o apoio da Guarda Municipal, realizam desde domingo (30) uma ação preventiva na praia de Copacabana, que recebe amanhã a grande festa de Réveillon. A fiscalização foi reforçada para coibir desordens como a montagem de acampamentos na areia. Na ação, foram apreendidos com ambulantes não autorizados na orla: 230 espetinhos de camarão, 15 de queijo coalho, cinco fogareiros, 96 blusas, 36 óculos, 33 chapéus, 21 cadeiras de praia e seis tabuleiros. Os agentes ainda realizaram um trabalho de orientação evitando a prática de 175 jogos de altinho, a presença de 18 cães e apreendeu uma linha de pipa com cerol.

 

 

A fiscalização também ocorreu no restante da orla. Neste fim de semana, no trecho da Praia do Flamengo ao Recreio dos Bandeirantes, a operação de combate à desordem nas praias evitou a prática de 462 jogos (altinho e frescobol) próximos ao espelho d’água, coibiu a presença de 91 cães e 68 pipas com cerol na areia. Guardas municipais ajudaram 12 crianças perdidas a encontrarem seus responsáveis.

 

 

A fiscalização apreendeu com ambulantes não autorizados no trecho da orla do Flamengo ao Recreio: 350 potes de açaí, 201 bebidas diversas, 363 espetinhos de camarão, 56 chapéus, 102 óculos, 28 cangas, 13 chaveiros, nove peças de artesanato, quatro bandejas, três cestos de palha, seis fogareiros, dois tabuleiros, uma carroça e um botijão. No sábado, guardas municipais que faziam a fiscalização na praia encaminharam para a 14ª DP (Leblon) um menor que furtou um cordão de um banhista em Ipanema. Durante a fiscalização na orla, 929 veículos foram multados e sete rebocado por estacionamento irregular.

 

 

Confira o que pode e o que não pode durante o Réveillon 2013 na Praia de Copacabana

Não é permitido:
– A venda de produtos em embalagens de vidro;
– Fabricar, assar ou cozinhar alimentos na praia, tais como churrasquinho, queijo coalho, camarão, amendoim torrado, salgadinhos e sanduíches;
– A orla, em toda sua extensão, é uma área de proteção ambiental. Não será tolerado o acampamento, a montagem de cercadinhos ou a de demarcação com fita nas areias.

O que é permitido
– A venda de produtos em lata ou embalagens de plástico;
– Os frequentadores poderão levar garrafas vidro para uso pessoal, como as de espumante, que são uma tradição para brindar o fim de ano. Entretanto, é importante que o descarte seja feito nos latões disponibilizados na orla, pois os cortes causados por vidro é uma das maiores incidências de acidentes na época de Réveillon;
– As famílias também podem trazer de casa produtos preparados para a ceia, lembrando sempre de descartar os restos na lata de lixo mais próxima para ajudar a manter a praia limpa.

 

 

Esquema especial de fiscalização
A Seop atua com 1.688 agentes (1.400 guardas municipais de controle urbano, 190 de trânsito e 98 agentes da Seop), em esquema especial de fiscalização preventivo, que teve início já na manhã de hoje, até o término do Réveillon. A partir das 19h deste domingo, será realizada a “Operação Tatuí”, uma ação noturna que vai percorrer toda a orla de Copacabana e Leme para impedir que ambulantes autorizados e irregulares façam depósitos de mercadorias na areia.

 

 

Serão 52 barreiras operacionais montadas, às 9h do dia 31 dezembro, para coibir o comércio ambulante irregular nas principais vias de acesso à Praia de Copacabana. A Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamento e Reboques (CFER), órgão da Seop, vai disponibilizar 20 reboques que vão circular nas áreas de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular.

 

 

Os guardas municipais da Unidade de Ordem Pública de Copacabana, assim como os agentes da Seop que realizam o ordenamento das praias, farão o patrulhamento de rotina na região independente do planejamento do evento.

 

Governo do Rio