Donna Summer, ganhadora de cinco Grammys e detentora do título de "Rainha da Disco", sobe aos palcos do Citibank Hall/RJ, dia 9 de novembro, e do Credicard Hall, dias 10 e 12 de novembro para apresentar o show da turnê "Crayons". A cantora, conhecida por grandes hits, como "Hot Stuff", "Love to Love You Baby", "Last Dance" e "I Feel Love", tem 36 anos de carreira e já vendeu mais de 130 milhões de discos ao redor do mundo. Os ingressos para as apresentações estarão à venda a partir de 26 de setembro.
Em sua visita ao Brasil, Summer promete agitar as casas com seus maiores sucessos, além de mostrar músicas novas de seu último disco, "Crayons" (Sony BMG – lançado em maio de 2008), que conta com a participação do reggaeman Ziggy Marley na faixa título do trabalho. O material marca o retorno de uma das cantoras mais importantes do mundo pop, que estava há 17 anos sem lançar um álbum inédito – o último, "Mistaken Identity", foi lançado em 1991.
Além da disco music, que consagrou a cantora como ícone dos anos 70 e 80, Summer também se aventurou, com sucesso, por outras vertentes da música e lançou hits em ritmos como R&B, Rock e New Age. Também estrelou no cinema, com o filme "Até que Enfim é Sexta", onde também ganhou o Oscar de Melhor Trilha Original com a música "Last Dance".
O single "Stamp Your Feet" chegou ao primeiro lugar das paradas dance da Billboard no verão de 2008 dos EUA. Esse foi o 14º sucesso de Summer a alcançar esse posto, logo após do hit "I`m a Fire", também ter ocupado esse lugar apenas algumas semanas antes. Além do sucesso com seus hits originais, Summer nunca saiu das paradas graças aos muitos remixes e versões de suas músicas lançados através dos anos e tocados em discotecas ao redor do mundo.
Crayons
Lançado pela Sony BMG, o disco tem co-autoria de Donna Summer. A faixa principal, "Stamp Your Feet", conta com a participação dos compositores Greg Kurstin, também conhecido por seus trabalhos com Lilly Allen, Kylie Minogue e Pink, e Danielle Brisebois, que já trabalhou com Natasha Bedingfield, New Radicals e Kelly Clarkson.
A faixa título de Crayons também tem a participação de Kurstin e Brisebois. Summer acredita que a música sintetiza a alma do disco e completa: "Toda música do álbum é uma cor diferente. Como também sou uma artista visual, o título da canção (e do disco) conecta uma série de desfechos da minha vida que estavam soltos. Crayons se escreveu sozinha, praticamente".
Summer também é co-autora das faixas "The Queen is Back" e "Mr. Music", onde Jonathan "JR" Rotem e Evan Bogart, famosos por já terem trabalhado com Rihanna, têm participação.
Crayons tem grandes participações de personalidades do "backstage da música", que já trabalharam com Fergie, Il Divo, Westlife, Santana e Shakira. Com Donna Summer na dianteira e tantos nomes de peso na co-criação, o disco promete ser um dos maiores na carreira da artista e já está mostrando isso (emplacando 2 sucessos no primeiro lugar das paradas Disco da Billboard nos EUA).
– Faixas
1. Stamp Your Feet
2. Mr. Music
3. Crayons – participação de Ziggy Marley
4. The Queen is Back
5. Fame(The Game)
6. Sand On My Feet
7. Drivin´ Down Brazil
8. I´m A Fire
9. Slide Over Backwards
10. Science of Love
11. Be Myself Again
12. Bring Down The Reign
Donna Summer
Donna Gaines, nascida à véspera do ano novo em 1948, começou a carreira cantando em corais de igreja em Boston. Aos 18 anos foi para a Alemanha participar da montagem do musical "Hair". Em férias na Suíça, conheceu o austríaco Helmut Sommer, com quem ficou casada por dois anos e herdou o nome, intitulando-se Donna Summer.
Summer é aclamada como a "Rainha da Disco" pela geração da música pop dos anos 70 e tornou-se uma das cantoras e compositoras mais importantes do mundo. A carreira, com cinco Grammys no currículo, abrange uma gama de gêneros musicais que vão do R&B e rock ao experimental e dance. A Diva desenvolveu o interesse pela música bem cedo e, com oito anos de idade, Summer já cantava em corais de igreja e da cidade. Enquanto estava na Alemanha, ela também estrelou em papeis de grandes espetáculos, além de "Hair": "Showboat", "Godspell" e "Porgy and Bess", são alguns deles. Lá, ela também conheceu os produtores Giorgio Moroder e Pete Bellotte, responsáveis pelo primeiro single da cantora, "Hostage" – que se tornou um hit na Holanda, França e Bélgica.
Em 1975, Moroder e Bellotte produziram o sucesso internacional, "Love to Love You Baby", que subiu à segunda posição das 100 músicas mais quentes da Billboard e alavancou o triunfante retorno de Summer aos EUA como uma das figuras-chave do novo gênero musical, a disco. "Love to Love You Baby" abriu caminho para ganhadores do prêmio Grammy, como "Bad Girls" e "Hot Stuff", assim como o vencedor do Oscar "Last Dance" – por melhor canção original-, tema do filme "Até que Enfim é Sexta", que ainda é um momento iluminado na carreira de Summer.
Em 1980, Summer se tornou a primeira artista a assinar com o novo selo de David Geffen, o Geffen Records, deixando seus dias na disco para trás e entrando em uma nova fase de sua carreira, com o álbum "The Wanderer". Nos anos seguintes, Summer trabalhou com escritores e produtores renomados, como Quincy Jones, Michael Omartian e os ingleses Stock Aitkan & Waterman, produzindo um hit atrás do outro, desde "State of Independence" e "She Works Hard For The Money" até "I Feel Love", considerado pioneiro na música eletrônica por sua batida revolucionária.
Em 1994, lançou "Endless Summer", uma retrospectiva de grandes sucessos contendo a canção "Melody of Love", que chegou ao topo da parada da Billboard como primeiro disco de dance do ano. Ela também lançou o álbum, muito aclamado pela crítica, "Christmas Spirit", uma coleção de canções de Donna Summer e músicas temáticas gravadas com a orquestra sinfônica de Nashville. Summer passou os anos 90 em turnê contínua, sempre se apresentando em espetáculos com ingressos esgotados. Em 1997, quando o prêmio "Melhor Gravação de Dance" foi criado na cerimônia do Grammy, Donna Summer foi a primeira vencedora da categoria com "Carry on", somando assim sua quinta vitória na premiação.
Em 1999, Sony/Epic Records lançou o "VH1 Presents Donna Summer: Live & More – Encore!", disco e DVD com a aclamada transmissão da VH1 do show feito no "Hammerstein Ballroom", em Nova Iorque. O show foi mostrado pela VH1 como uma das performances mais assistidas da época e teve a apresentação de dez dos dez maiores sucessos de Summer, além de três novas canções.
Summer ganhou cinco Grammys, três discos de Platina consecutivos (ela é o único artista, homem ou mulher, que já conquistou esse feito até hoje), 11 discos de Ouro, quatro singles que chegaram ao primeiro lugar das paradas, dois singles de Platina, e 12 singles de Ouro. Além disso, Donna Summer é uma artista visual que já teve trabalhos expostos em exibições e galerias dos EUA e Japão em uma ação especial patrocinada por Steven Spielberg.
Em 2003, Random House publicou o primeiro livro da artista, "Ordinary Girl", com co-autoria de Marc Eliot. Nesse ano também, a Universal lançou "The Journey", contendo todos os hits de Summer, além de três novas músicas. Donna Summer é uma artista e letrista reconhecida, tem um calibre de voz apenas superado por seu talento diversificado na música e em outros gêneros artísticos.
Principais álbuns
. 1974 Lady of the Night
. 1975 Love to Love You Baby
. 1976 Love Trilogy
. 1976 Four Seasons of Love
. 1977 I Remember Yesterday
. 1977 Once Upon a Time
. 1978 Live and More
. 1979 Bad Girls
. 1980 The Wanderer
. 1982 Donna Summer
. 1983 She Works Hard for the Money
. 1984 Cats Without Claws
. 1987 All Systems Go
. 1989 Another Place and Time
. 1991 Mistaken Identity
. 1994 Christmas Spirit
. 1996 I´m a Rainbow
. 1999 Live and More… Encore
. 2008 Crayons
Compilações
. 1978 Greatest Hits
. 1979 Greatest Hits on the Radio Vol. I & II
. 1980 Walk Away: Collector´s Edition
. 1885 The Summer Collection
. 1987 The Dance Collection
. 1990 The Best of Donna Summer
. 1993 The Donna Summer Anthology
. 1994 Endless Summer
. 1998 Greatest Hits
. 2003 The Journey: The Very Best of Donna Summer
. 2005 Gold
RIO DE JANEIRO
Serviço: Donna Summer – "Crayons"
Realização: TIME FOR FUN
Local: Citibank Hall – Av. Ayrton Senna, 3000 – Shopping Via Parque – Barra da Tijuca
Site: www.citibankhall.com.br
Telefones para informações: 0300-7896846
Venda a grupos: (11) 2846-6166 / 6232
Única apresentação dia 09 de novembro
Horário: 21h30
Duração espetáculo: aproximadamente 1h30
Classificação etária: livre; menores de 15 anos devem estar acompanhados.
Capacidade pista: 3092 lugares
Abertura da casa: 1h30 antes do espetáculo
Co-Patrocínio: Credicard/ Itaipava Premium / Samsung
Seguradora Oficial: Allianz
Estacionamento: terceirizado: R$ 25,00
Acesso para deficientes
Ar condicionado
LOCAL DE VENDA – SEM TAXA DE CONVENIÊNCIA
Credicard Hall – diariamente, das 12h às 20h – Av. das Nações Unidas, 17.955 – Santo Amaro
LOCAIS DE VENDA – COM TAXA DE CONVENIÊNCIA
Pontos de venda no link: www.ticketmaster.com.br/shwPDV.cfm
Central Ticketmaster: por telefone, entrega em domicílio (taxas de conveniência e de entrega) – (11) 2846-6000 ou 0300 789 6846, das 9h às 21h – segunda a sábado.
Pela Internet: www.ticketmaster.com.br (entrega em domicílio – taxas de conveniência e de entrega)
Formas de Pagamento:
Dinheiro, cartões de crédito American Express, Visa, MasterCard, Diners e Cartões de Débito Visa Electron e Rede Shop.
Fonte: Assessoria