Início Plantão Rio DRM inicia trabalho de prevenção das encostas

DRM inicia trabalho de prevenção das encostas

O presidente do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio (DRM-RJ), Flávio Erthal, explicou, em entrevista na manhã da quarta-feira 21/4, que o órgão atua em duas frentes, no que se refere ao trabalho para a contenção das encostas no estado. Além da ação imediata, o DRM também trabalha nos problemas de longo prazo. Segundo Erthal, o governador Sérgio Cabral liberou recursos do Fundo Estadual do Meio Ambiente para que seja realizado um amplo trabalho de prevenção nas encostas do estado.

Erthal explicou que, desde maio de 2009, o órgão conta com um Núcleo de Escorregamento, cujo objetivo é estudar os riscos geológicos existentes em todas as regiões do estado. O núcleo reúne especialistas que, desde dezembro do ano passado, realizam um levantamento da situação destas áreas no estado. Esse estudo levou à indicação de 28 municípios prioritários, onde foi iniciado um levantamento geológico para a prevenção.

“O trabalho foi dividido em duas fases, englobando o período de dois anos. A primeira parte já está em licitação e atenderá a 14 municípios. Vamos fazer um pente fino nestes municípios, organizar a informação geológica e definir quais os pontos deverão ser detalhados, sempre em parceria com a prefeituras. Com isso, poderemos agir para reduzir ou eliminar os riscos existentes”, comentou.
Fonte: Governo do Estado