Início Plantão Rio DRM-RJ realiza mapeamento de áreas de risco

DRM-RJ realiza mapeamento de áreas de risco

Campos dos Goytacazes, Varre-Sai e Itaperuna receberão a visita da equipe do Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ), durante o mês de abril, dando prosseguimento aos trabalhos de mapeamento de áreas de risco iminente a escorregamentos nas Regiões Norte e Noroeste.

 

 

Segunda-feira (9/4), é a vez de Campos, dia 15 é a cidade de Varre-Sai e dia 23, Itaperuna. Na primeira etapa acontecem as Oficinas Técnicas, que são obrigatórias. A segunda fase dos trabalhos, que prevê os sobrevoos de helicóptero visando cobrir, a cada voo, de três a seis municípios, se dará após a realização das oficinas, de acordo com o avanço dos trabalhos.

 

 

Os municípios de São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e Italva foram os primeiros a serem vistoriados, entre os 18 municípios que compõem o setor 08 do mapeamento de área de risco do Estado. Técnicos da empresa TWG – Consultoria e Projetos Geológicos Ltda, vencedora do processo licitatório, estão responsáveis pelo desenvolvimento do trabalho.

 

 

Durante a execução dos serviços, o DRM-RJ disponibiliza espaço físico para atuação dos geólogos da TWG, o que permite interação com os geólogos do Núcleo de Análise e Diagnóstico de Escorregamentos – NADE, possibilitando acelerar a finalização dos produtos. O prazo é de seis meses para execução do trabalho.

 

 

Os municípios são mapeados de acordo com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano – FECAM. Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Cardoso Moreira, Itaocara, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis e São José de Ubá são as cidades que faltam ser vistoriadas deste setor.

 

 

– O trabalho vem sendo dividido por semana e a equipe tem tempo para realizar o serviço. Com mais estes três, 1/3 do setor 08 já vai ter sido visitado pela equipe – destaca Flavio Erthal, presidente do DRM-RJ. Em Campos, o começo dos trabalhos será no Parque de Energia Alternativa (Casa Ecológica) da UENF – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – às 9h30.

 

Fonte: Governo do Rio