Início Plantão Barra EBC comemora nove anos de atuação

EBC comemora nove anos de atuação

Agência Brasil 

_abr7807

 

Empresa Brasil de Comunicação (EBC) completa dia 24 de outubro nove anos de atuação. Criada em 2007 para fortalecer o sistema público de comunicação, a EBC tem o objetivo de divulgar informação de qualidade sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo. Sua atuação espelha a diversidade cultural, étnica e social do povo brasileiro, com a transmissão, produção, programação e distribuição de conteúdos.

 

 

“Eu tenho a convicção de que modernizar a programação tornará os veículos de comunicação da EBC mais informativos e dinâmicos. A valorização dos profissionais da empresa é o primeiro passo para essa transformação. Estimular os funcionários, que acompanham de forma dedicada a sua história, reforçará a aproximação da empresa com a sociedade”, afirma o diretor-presidente da EBC, Laerte Rímoli.

 

 

Empresa Brasil de Comunicação começou a ser idealizada em maio de 2007, quando o tema TV pública foi debatido durante o 1º Fórum Nacional de TVs Públicas, em Brasília. O evento, que envolveu amplos setores da sociedade civil, como acadêmicos, comunicadores, cineastas, jornalistas, movimentos sociais, dirigentes de emissoras de rádio e televisão não comerciais, assim como grupos e entidades dedicados a refletir sobre a comunicação, resultou num proposta básica denominada Carta de Brasília. Em outubro de 2007, com a edição da Medida Provisória 398, depois convertida pelo Congresso na Lei 11 652/2008, foi autorizada a criação da empresa.

 

 

Ao herdar os canais de rádio e TV geridos pela estatal Radiobras e pela Associação de Comunicação Educativa Roquette-Pinto (Acerp), a EBC ficou encarregada de unificar e gerir, sob controle social, as emissoras federais já existentes, instituindo o sistema público de comunicação. Além disso, adquiriu como missão articular e implantar a Rede Nacional de Comunicação Pública.

 

 

Atualmente, a estrutura da EBC é formada por: assembleia-geral, órgãos da administração (Conselho de Administração e Diretoria Executiva) e órgãos de fiscalização (Conselho Fiscal e Auditoria Interna).

 

 

TV Brasil

Com a criação da EBC, nasceu a TV Brasil, a emissora pública nacional. Em parceria com outras emissoras educativas, a programação chega a 24 estados e ao Distrito Federal. A TV Brasiltambém está entre os canais por assinatura e chega a mais de 60 milhões de brasileiros que usam antena parabólica.

 

 

A emissora é uma das maiores janelas de exibição da produção audiovisual independente do país. Também dedica cerca de 41 horas semanais da grade ao público infantil. Exibe as mais premiadas séries internacionais, como O Planeta Azul e Ártico com Bruce Parry, além de ciclos de cinema com filmes inéditos na televisão brasileira, como os asiáticos, iranianos, africanos e os da 2ª Guerra Mundial.

 

 

Comunicação Pública

EBC é gestora da TV BrasilTV Brasil InternacionalAgência BrasilRadioagência Nacionale do sistema público de rádio, composto por oito emissoras: Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro (1.130 KHz), Rádio Nacional AM de Brasília (980 KHz), Nacional FM de Brasília (96,1 MHz), Rádio MEC AM do Rio de Janeiro (800 KHz), MEC FM do Rio de Janeiro (99,3 MHz),Rádio Nacional da Amazônia OC (11.780 KHz e 6.180 KHz), Rádio Nacional AM do Alto Solimões (670 KHz) e Rádio Nacional FM do Alto Solimões (96.1 MHz).