Início Plantão Rio Eduardo Paes acompanha início do ano letivo na rede municipal de ensino...

Eduardo Paes acompanha início do ano letivo na rede municipal de ensino no Rio

 

 

O prefeito Eduardo Paes, a secretária municipal de Educação, Helena Bomeny, e o presidente do Comitê Rio 450 Anos e secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero, acompanharam a volta às aulas dos alunos das escolas da Prefeitura do Rio, na segunda-feira, dia 9 de fevereiro, na Escola Municipal Estácio de Sá, na Urca. Na ocasião, foi lançado o caderno sobre os 450 anos da cidade para os alunos do 4º ano, que estudam a temática cidade. O ano letivo de 2015 será marcado pela expansão do projeto 6º Ano Experimental e das Escolas Bilíngues e da entrega das primeiras unidades da Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola, no Complexo da Maré.

 

 

 

– Iniciar o ano letivo tem um certo simbolismo para toda a cidade. Mas o início desse ano é muito especial. Não é à toa que estamos aqui, na Escola Estácio de Sá, pertinho de onde a cidade foi fundada. Não tem nada mais importante do que conhecermos as nossas histórias e as nossas origens. A cidade do Rio é muito especial, com uma riqueza fantástica e com uma história muito rica – disse o prefeito.

 

 

 

A secretária Helena Bomeny falou sobre a preparação da rede de ensino em comemoração aos 450 anos do Rio:

 

 

 

– No ano passado nós pensamos como seria o ano letivo, que material entregaríamos. A atividade inicial foi um caderno para os alunos do 4º ano, feito por professores da rede contemplando desde o início, quando aqui só tinha índio, com a chegada dos portugueses e com todo o desenvolvimento da cidade. Em cada fase tem fotografias de épocas, mapas, costumes e cotidiano das pessoas. Isso tudo em uma linguagem acessível aos alunos da faixa etária dos 10, 11 anos de idade. Os professores já viram e estão encantados com o material. Fora o caderno nós temos concursos de fotografia e de redação.

 

 

 

A expansão do programa Turno Único é uma das principais metas da Prefeitura do Rio. Até 2016, 35% dos alunos das unidades escolares da rede estarão estudando em horário integral, com sete horas de aula. Para alcançar a meta, a prefeitura criou a Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola, que até 2016 vai construir 136 novas unidades escolares em um investimento de cerca de R$ 1,8 bilhão. Essas construções também atenderão a reorganização das unidades em Espaço de Desenvolvimento Infantil (creche e pré-escola), Primário (1º ao 6º ano) e Ginásio (7º ao 9º ano). As 18 primeiras unidades do Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola serão entregues no segundo semestre de 2015, no Complexo da Maré. Das 18 unidades, 12 serão escolas e seis Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs).

 

 

 

O ano também marca a ampliação do projeto 6º Ano Experimental, que tem como principal diferencial a manutenção do professor generalista, como ocorre nos Anos Iniciais (1º ao 5º ano), conhecido antigamente como Primário, e garantir uma passagem tranquila do aluno do Primário para o Ginásio. O 6º Ano Experimental teve início em 2011 como 20 escolas e 53 turmas participantes. Em 2015, o projeto vai chegar a 451 turmas de 183 escolas, atingindo 15 mil alunos.

 

 

 

Desde que foi implantado, o projeto vem apresentando tanto médias superiores quanto uma alta taxa de aprovação em relação ao 6º ano regular. Em 2013, 96,5% dos alunos do projeto foram aprovados (os dados de 2014 ainda estão sendo computados). Nas provas bimestrais e na Prova Rio, avaliação externa das escolas municipais, realizada nos mesmos moldes da Prova Brasil, os alunos do projeto chegam a ter um desempenho 50% acima dos demais estudantes do 6º ano.

 

 

 

Entre as novidades para o ano letivo está também a expansão das escolas com ensino bilíngue. Em 2015, mais três escolas, em São Cristóvão, no Humaitá, e em Padre Miguel, passarão a oferecer o ensino bilíngue, totalizando oito unidades, sendo sete com ensino em Língua Inglesa uma delas em Espanhol. O objetivo das escolas bilíngues é introduzir metodologia e práticas de ensino em duas línguas desde a Educação Infantil até o 6º ano. Os outros bairros que contam com unidades de ensino bilíngue são: Complexo do Alemão, Ilha do Governador, Pavuna, Jacarepaguá e Campo Grande.

 

 

 

– Vocês já estão fazendo história por serem da turma dos 450 anos. Vocês estão inaugurando o ano letivo hoje e daqui a 50 anos vão lembrar, quando a cidade estiver comemorando os seus 500 anos, que vocês participaram desse momento. Então, sintam-se privilegiados por estudarem na escola Estácio de Sá, que é o nome do nosso fundador – discursou Marcelo Calero.

 

 

A Educação e os 450 anos da cidade

Para as comemorações dos 450 anos da Cidade do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Educação está programando uma série de ações sobre o tema nas unidades escolares da Prefeitura do Rio. Entre elas estão: distribuição de 70 mil materiais pedagógicos sobre o tema Rio 450 anos para alunos e professores do 4º ano; todos os Cadernos Pedagógicos de todos os anos do Ensino Fundamental também vão trabalhar o tema ao longo de 2015; todos os professores do Ensino Fundamental receberão o livro “Histórias Concisas da Cidade do Rio de Janeiro: Rio 450 anos”, composto por 20 artigos elaborados por 10 professores da Rede Municipal e 10 acadêmicos de universidades do Estado; Concurso de Redação, com o tema “Meu Bairro, minha cidade”; Concurso de Fotografias; entre outras atividades.