Início Destaque Eduardo Paes participa da abertura do Web Summit, o maior evento de...

Eduardo Paes participa da abertura do Web Summit, o maior evento de tecnologia do mundo, no Rio

O prefeito Eduardo Paes e o CEO do Web Summit, Paddy Cosgrave, abriram oficialmente, na segunda-feira (1º/5), o Web Summit, no Riocentro, na Zona Oeste do Rio.

O maior evento de tecnologia do mundo reúne CEOs, investidores, autoridades políticas e culturais. A edição no Rio de Janeiro é a primeira realizada fora da Europa, com novas edições programadas até 2028, e deve movimentar R$ 1,2 bilhão na economia carioca.

– O Web Summit é o passo decisivo de um plano ambicioso, que é transformar o Rio de Janeiro na capital da inovação na América Latina. É colocar o Rio no mapa global do mercado de tecnologia. A Prefeitura tem feito um grande esforço para oferecer cursos, estágios e oportunidades em diversas áreas da tecnologia. Só em programação, nós vamos formar mais de cinco mil jovens em cursos custeados pelo município até o ano que vem. Então, o recado aqui é direto para você, empresário: o Rio vai ter força de trabalho para atender a sua demanda. Eu espero que vocês aproveitem a cidade, façam conexões e tomem a decisão que qualquer um pode ver que é a mais razoável diante de tudo que eu falei aqui: se estabeleçam definitivamente no Rio de Janeiro – destacou o prefeito Eduardo Paes em seu discurso.

Durante os quatro dias de evento, milhares de visitantes vão debater temas como ciências de dados, educação, comércio eletrônico, futuro do trabalho, alterações climáticas, meios de comunicação, entre outros tópicos. Na noite de abertura, o Web Summit recebeu ainda nomes como David Vélez, fundador e CEO do Nubank; Ayo Tometi, cofundadora do Black Lives Matter; e Luciano Huck, apresentador de TV. Nos próximos dias o evento vai contar com a participação de Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza; Kathleen Breitman, cofundadora da Tezos; Cassie Kozyrkov, Mate Pencz, Co-founder & CEO Loft; Gabriel Braga, cofundador e CEO do QuintoAndar; Catherine Powell, Global Head of Hosting do Airbnb.

– Uma das coisas mais difíceis que um prefeito precisa fazer é antever as transformações do mundo e da sua região, identificar oportunidades criadas pelos novos contextos e posicionar a cidade de forma a tirar vantagem das mudanças. É justamente isso que a gente tá procurando fazer aqui, e eu realmente me sinto abrindo não um evento, mas um novo momento do Rio de Janeiro no mundo – afirmou Paes.

A realização do Web Summit Rio é fruto de um trabalho conjunto de captação da Invest.Rio, agência de promoção e atração de investimentos da Prefeitura do Rio, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, e da Fecomércio RJ, por meio do Senac-RJ. A iniciativa faz parte do convênio Rio do Futuro, que une as duas entidades em prol do fortalecimento do ecossistema de tecnologia e inovação carioca, tendo a educação, a pesquisa e a inclusão digital como pilares.

– Hoje é um dia muito importante para nós, um divisor de águas. Esperamos que a realização do evento aqui na cidade seja o passo da consolidação do Rio como capital da tecnologia. Estou feliz de trabalhar nesse projeto junto com o prefeito, para deixar esse importante legado para os cariocas – destacou o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio, Chicão Bulhões.

Para o Senac-RJ, o Web Summit é uma grande oportunidade para construir um legado para a cidade que reduza o gap digital e ajude a inserir a população, principalmente a mais vulnerável, nos ambientes de educação, tecnologia e inovação.

– Em parceria com inúmeras empresas e entidades do setor, queremos mostrar que há oportunidades de capacitação ao alcance de todos, expandir o acesso aos territórios tecnológicos e provar que a verdadeira inovação é aquela que gera oportunidades – comentou Sérgio Ribeiro, diretor regional do Senac RJ.

 

Participação da Prefeitura

A Prefeitura do Rio e o Senac RJ montaram um estande conjunto no pavilhão 3 – E201 do Riocentro. O espaço vai promover a cidade, divulgar iniciativas do Rio nas áreas de inovação e tecnologia, além de fomentar negócios bilaterais.

– O Rio de Janeiro já é conhecido pela sua criatividade, por ter as melhores universidades, grandes bancos e empresas de energia e um capital humano de alta qualidade. Além de linda, somos uma cidade tecnológica e com grande potencial para negócios. A chegada do Web Summit vem para chancelar as nossas vocações e mostrar que estamos no rumo certo para nos tornar a capital da inovação na América Latina – disse Alexandre Vermeulen, presidente da Invest.Rio.

A agenda inclui ainda uma série de palestras e debates, que serão realizadas na arena nos dias 2, 3 e 4, entre 10h e 16h. A programação vai abordar temas como Smart Cities, Inovação Aberta e Sustentabilidade e inclui ainda nomes do mercado, como Fabio Amorim, CEO do Hortifruti, e gestores da Prefeitura do Rio.

Confira a programação completa do Web Summit Rio.

Confira a programação do estande da Prefeitura nesta terça-feira (2/5)

10h – Abertura do estande

Palestra “Rio do Futuro” com o prefeito Eduardo Paes, Antônio Queiroz (Fecomércio), Chicão Bulhões (SMDEIS), Alexandre Vermeulen (Invest.Rio), Milton Maluhy (Itaú) e Thiago César (Transfero)

11h – Energia e Sustentabilidade

Palestra “Centro Energia e Finanças do Amanhã: a construção de um ecossistema de sustentabilidade no Rio de Janeiro” com Pedro Brito (Rio Energy Bay), Marcus Vinicius (Coppe UFRJ) e Júlio Azevedo (Invest.Rio)”

11h30 – Smart Cities

Palestra “O papel do COR na construção de um Rio inteligente”, com Marcus Belchior (Chefe-executivo do Centro de Operações Rio)

14h – Inovação

Palestra “Instrumentos de financiamento para startups e inovação: fomento, venture capital e corporate venture capital”, com Hudson Mendonça (Finep), Luís Mandarino (Rio Energy Bay), Richard Zeiger (MSW) e Renato Vieira (Vibra)

14h30 – TurisTech

Palestra “TurisLabs”, com Marcelo Freixo (Presidente Embratur). Dani Maia (Secretaria de Turismo), Bruno Kazuhiro (Subsecretário de Turismo) e Duda Varela (Senac)

15h – Educação

Palestra “Desafios do ensino na revolução digital”, como Tatiana Roque (Secretaria de Ciência e Tecnologia), Bianca Guanabara e Cláudio Tangari (Senac), Alessandra Maia (FGV)

15h30 – Comércio e Serviços Inovadores

Palestra “Futuro do Varejo: o produto certo para o consumidor certo”, como Fábio Amorim (CEO do Hortifrutti), William Lima (CNC) e Alexandre Vermeulen (moderador)