Início Plantão Rio Educação abre a Semana de Alfabetização no Rio

Educação abre a Semana de Alfabetização no Rio

A Secretaria municipal de Educação (SME) promove na terça-feira, dia 8 de setembro, a abertura da Semana de Alfabetização- Dia Mundial da Alfabetização, no Memorial Getúlio Vargas, na Glória. Até 11 de setembro, a prefeitura vai realizar uma série de ações com o objetivo de fomentar a discussão acerca da alfabetização, além de apresentar o trabalho que vem sendo realizado na rede. No evento de abertura, representantes da SME debaterão alfabetização na Educação Infantil, nos Anos Iniciais, na Matemática e na Educação de Jovens e Adultos, além da formação dos professores.

 

 Escola-municipal-em-Vila-Kennedy

 

Em julho de 2012, a Secretaria municipal de Educação lançou o Pacto Carioca pela Alfabetização, que estabelece três metas: toda criança ao final do 1º ano deve ser capaz de ler um texto adequado a sua faixa etária; ao final do 3º ano os alunos devem estar com a alfabetização consolidada; e toda a criança da Educação Infantil deverá está imersa em um ambiente letrado, começado o processo de alfabetização.

 

 

 

Os professores da rede também foram convidados a assinar o Pacto Carioca, enquanto os pais dos alunos assinaram um pacto para deixar que os filhos não faltassem às aulas. Com a ação, a SME assumiu o compromisso de alfabetizar os alunos ao final do 1º ano. O Rio também aderiu ao pacto pela Alfabetização na Idade Certa, programa do Ministério da Educação que prevê a alfabetização dos alunos ao final do 3º ano.

 

 

 

 

Os resultados do Alfabetiza Rio 2014 apresentaram melhora em leitura com o crescimento de 86,7%, em 2013, para 90,7%, em 2014. Na disciplina de Matemática o crescimento foi mais expressivo: subiu de 86% para 91,1%. Em escrita, o resultado apresentou uma pequena queda de 78,2% para 77,9%.