Depois de 30 anos longe das salas de aula, o porteiro Edson Azevedo da Silva, de 53, decidiu apostar no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para conquistar o diploma do Ensino Médio. Estimulado pela mulher, que também voltou a estudar, ele conseguiu vaga no Colégio Estadual Castelnuovo, em Copacabana.
Cursando o segundo ano, fez a prova do Enem no início do mês.
– Quero fazer faculdade de psicologia. Gosto de conversar, entender as pessoas e procurar ajudá-las. O estudo me estimula a crescer mais – afirmou Edson.
Para atender pessoas como Edson, estão abertas, até o dia 30 deste mês, as inscrições para 2013 do EJA. A Secretaria de Educação oferece 30 mil vagas para as turmas, que a partir do ano que vem, contarão com novo currículo, material didático e horários. Os interessados devem acessar o www.matriculafacil. rj.gov.br.
Há dois anos, Adriano Oliveira da Silva, de 18 anos, deixou a Paraíba para tentar carreira de ator no Rio, e está matriculado no primeiro ano do Ensino Médio.
– Estava desempregado, mas agora consegui emprego como auxiliar de serviços gerais. Meu objetivo é fazer faculdade e ser ator – disse Adriano.
Quando tinha 16 anos, Miguel Dias Batista, de 35, saiu do Maranhão para estudar no Rio. Mas a rotina de trabalho o afastou dos livros. Após a morte do irmão, ele resolveu conquistar o diploma do Ensino Médio. – Meu irmão era professor de inglês.
Ele sempre me dizia que o sonho dele era que eu voltasse a estudar. Segui o conselho e já fui promovido a subgerente
da loja onde trabalho – disse Miguel.
Governo do Rio