Início Plantão Rio EGP-Rio participa do 3º congresso fluminense de municípios

EGP-Rio participa do 3º congresso fluminense de municípios

O Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP-Rio) da Casa Civil do Estado participou do 3º Congresso Fluminense de Municípios – organizado pela Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro (AEMERJ) em parceria com o Governo do Estado, Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e Prefeitura do Rio – nestes últimos dias 3 e 4 de maio, no Centro de Convenções Sul América, no Rio. O tema debatido na edição deste ano foi “Gestão Pública e Sustentabilidade: Oportunidades e Desafios”.

 

 

Dentro do ciclo de palestras, a superintendente de convênios do EGP-Rio, Dulce Botto, falou sobre o Programa Estadual de Captação e Gestão de Recursos para Municípios (PECAM), que orienta prefeituras a manter a adimplência junto ao Tesouro Nacional. Dos 92 municípios fluminenses, 78 já aderiram ao programa. O programa incentiva a autonomia dos municípios para que identifiquem, controlem e sanem eventuais problemas relacionados à gestão de projetos e convênios.

 

 

– Além da melhoria na gestão, incentivamos as prefeituras a identificarem programas do governo federal que estão abertos à captação de recursos e a priorizarem os projetos conforme as reais necessidades dos habitantes. Para facilitar esse trabalho, e potencializar os investimentos, criamos um link dentro do site do EGP, apresentando todos os programas federais que estão abertos para a apresentação de projetos. O conteúdo é atualizado diariamente, com informações extraídas do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (SICONV) – detalhou Dulce Botto.

 

 

Para que representantes dos municípios e o público da administração direta tenham acesso à ferramenta, basta solicitarem a senha no link ‘fale conosco’ no www.pecamcaptacao.rj.gov.br.

 

Fonte: Governo do Rio