Início Eleições 2014 Eleições 2014 – 2º Turno: O Portal AIB News entrevistou com exclusividade...

Eleições 2014 – 2º Turno: O Portal AIB News entrevistou com exclusividade o candidato ao governo do Rio, Marcello Crivella

Crivella10

*Entrevista cedida para o Portal de Notícias AIBNEWS, enviado por e-mail pelo candidato a Governador do Estado do Rio de Janeiro – 2º Turno.

AIBNEWS: Quais suas principais propostas para o Estado do Rio?   

Candidato Marcelo Crivella: Temos propostas na área de educação, saúde, segurança, mobilidade urbana, saneamento básico, e, dentre essas, destaco:  

Saúde: O direito à saúde começa no acesso a água potável e saneamento básico. E exige uma rede de atendimento integrado – municipal, estadual e federal – espalhada e bem planejada. Eis o compromisso: investir pesadamente em água e esgotamento sanitário. Assim, aperfeiçoar um sistema que trate prioritariamente da prevenção para poder oferecer atenção curativa eficaz em níveis de complexidade crescentes, quando necessário, desde o posto de saúde até o hospital especializado. Nosso governo vai dar fim à fila de 20 mil fluminenses que aguardam por uma cirurgia, às vezes de baixa complexidade. Para isso, serão feitos convênios com a iniciativa privada e com o governo federal. Vamos reabrir os hospitais que foram fechados e aumentar o número de leitos no Rio de Janeiro. Investiremos na criação de consórcios intermunicipais para reduzir os custos e ampliar o atendimento de forma mais inteligente, organizando a demanda. Nossa gestão vai reverter o processo de privatização da gestão hospitalar que fracassou na atual gestão e priorizar a reformulação de um plano de cargos e salários para a categoria. Em face de uma saúde pública estadual falida, é nosso firme propósito exercer o papel de coordenador do SUS, integrado também pelas redes de saúde municipal e federal, a fim de tornar a saúde no estado efetivamente um bem para todos, com qualidade adequada.

 

Transporte: A gestão Marcelo Crivella tem como meta reduzir drasticamente o tempo gasto pelo cidadão fluminense em deslocamentos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com atenção especial aos trabalhadores da periferia, dos quais mais de um terço despende, em média, duas horas ou mais no transporte de casa para o trabalho. As redes metroviárias previstas serão concluídas, buscando principalmente ampliar, junto com o fortalecimento da rede ferroviária, o atendimento para a Baixada Fluminense e para a ligação entre Niterói e São Gonçalo. O objetivo prioritário é mobilizar todos os recursos de infraestrutura de transportes, a saber, os modais ferroviário, metroviário, rodoviário e hidroviário para, de forma integrada, e usando intensivamente o bilhete único, reduzir em no mínimo 30% o tempo médio gasto em mobilidade na Região Metropolitana.

 

Segurança: No nosso governo, a política de segurança pública será prioridade, e o exemplo disso foi a escolha do meu vice, José Alberto da Costa Abreu, ex-comandante da 1ª Divisão do Exército, responsável pela segurança do Papa Francisco no Rio durante a Jornada Mundial da Juventude e por outros grandes eventos realizados no estado. Está prevista a contratação de 6 mil policiais militares. Vamos distribuir esses policiais pelos bairros e cidades onde realmente existe a necessidade de policiamento. Serão distribuídos onde o crime aumentou e as pessoas não veem os policiais nas ruas. Implementaremos a Escola de Polícia Pacificadora, projeto já existente que não recebeu incentivo. nem tampouco investimento do atual Governo. O Programa das UPPs deve ser transformado em Política de Estado, integrando segurança e políticas sociais. Com a Escola de Polícia Pacificadora, aperfeiçoaremos a qualificação dos policiais, melhorando a segurança pública como um todo. Com o Projeto Bairro Seguro, voltaremos com o Policiamento Comunitário nos Bairros e nas ruas das cidades, com a presença ostensiva do policial, através da polícia de proximidade, onde o diálogo seja franco e objetivo, atendendo aos reclamos de mais segurança e presença da polícia de forma visível e proativa. Convênios deverão ser estabelecidos de forma a permitir ações nas rodovias federais/estaduais comuns, atividades nas áreas de inteligência, logística, capacitação e intercâmbio de boas práticas.

 

Educação: Vamos implantar progressivamente o horário integral em todas as escolas de ensino médio do Rio de Janeiro e reduzir a taxa de evasão na transição do ensino fundamental para o médio. Novas opções de cursos profissionalizantes serão criadas e todo o sistema educacional do estado será equipado com as novas tecnologias de ensino presencial e a distância, de forma a ampliar o acesso da juventude à educação e à profissionalização. Será criada a TV Enem como meio complementar de estudo para os alunos de ensino médio. O governo estadual dará absoluta prioridade à ampliação da rede de escolas técnicas profissionalizantes no ensino médio e estimulará a UERJ, a UENF e UEZO a expandir seus cursos, inclusive a distância, para a formação de professores dessa rede, sob a coordenação da Fundação CECIERJ, que será reestruturada e fortalecida. Os municípios serão apoiados para criar ou ampliar suas redes de creches, a fim de se fortalecer o ensino pela base.

 

AIBNEWS: Quais suas prioridades nos primeiros 100 dias de Governo caso venha a ser eleito?

Candidato Marcelo Crivella: Nossa primeira prioridade é a área da saúde. Vamos iniciar os procedimentos para a progressiva eliminação da fila de quase 20 mil pessoas esperando por cirurgias no estado do Rio de Janeiro. Também vamos abrir audiências imediatas com a comunidade, a fim de que seja elaborado o plano de cargos e salários dos profissionais de saúde; negociar com os setores de saúde federal e municipal para que seja implementado plenamente o SUS no estado do Rio; começar imediatamente o levantamento da situação de hospitais fechados pelo governo anterior, com vistas à avaliação de sua reabilitação.

Na área da educação, vamos abrir audiências imediatas com a comunidade, a fim de que seja elaborado o plano de cargos e salários dos profissionais da educação; fazer imediatamente o levantamento do quadro físico e funcional da Educação no estado, tendo em vista o dimensionamento das iniciativas do governo para implementação gradativa do ensino em tempo integral no segundo grau. Faremos parceria com os municípios para a generalização do ensino em tempo integral também no primeiro grau.

Na área de planejamento, iremos criar o Comitê interinstitucional de Desenvolvimento Econômico e Social do Arco Metropolitano, tendo em vista seu zoneamento industrial e urbano; iniciar procedimentos para a transformação das Unidades de Polícia Pacificadora em Unidade de Políticas Públicas, em articulação com as secretarias diretamente interessadas em políticas sociais; começar a implementação do Conselho da Região Metropolitana, com vistas ao planejamento integrado comum.

Na área de segurança, vamos iniciar procedimentos para a contratação imediata, por concurso público, de 2 mil policiais.

Na área de administração, iniciaremos a estruturação de uma Ouvidoria Autônoma do setor público em unidades do estado que lidam com o público, integrada por profissionais específicos concursados, com o objetivo de assegurar direitos de cidadania na relação do cidadão com o serviço público; iniciaremos ainda procedimentos com vistas à construção do Centro Administrativo Integrado do Governo Estadual.

 

 

AIBNEWS: O senhor irá compartilhar os compromissos com a Prefeitura com relação ao caderno de encargos assumidos para realização das Olimpíadas 2016 no Rio?

Candidato Marcelo Crivella: Seremos parceiros da Cidade do Rio para o sucesso das Olimpíadas. Recursos da estrutura do estado serão disponibilizados para recuperar eventuais atrasos.

 

 

AIBNEWS: Qual o seu compromisso para a ampliação e melhoria dos transportes públicos, saúde, educação e segurança pública em seu mandato?

Candidato Marcello Crivella: Já respondida.

 

AIBNEWS: Este 2º turno das eleições de 2014 está muito acirrado. O senhor acredita que suas alianças com outros partidos podem garantir sua eleição?

Candidato Marcelo Crivella: Uma coisa é apoio, outra coisa é aliança. Não temos qualquer tipo de aliança. Me pediram para derrotar o Cabral/Pezão, o que vou fazer com muito gosto.

 

 

AIBNEWS: Suas considerações finais para seus eleitores.                 

Candidato Marcelo Crivella: Eu sou ficha limpa, não tenho nenhuma acusação, nenhum processo, nada tramita contra mim na Justiça Eleitoral, Cível ou Criminal. No governo Crivella não haverá qualquer tipo de discriminação, seja de religião, opção sexual, classe social ou de opinião. Quero ser governador para  ser o primeiro servidor público do estado e o Rio de Janeiro voltar a prestar serviço público de qualidade para todos os cidadãos. Quero ressaltar que ficha limpa não é apenas uma qualidade do político, é um dever de cidadania. Tenho mãos limpas para promover políticas públicas de interesse social. Político que não tem mãos limpas suja tudo que faz.