Início Plantão Rio Empresários brasileiros no Peru

Empresários brasileiros no Peru

Empresários brasileiros que atuam em atividades de turismo de selva e de base comunitária farão visitas técnicas nas cidades de Lima e Puerto Maldonado, no Peru, entre 16 e 20 de agosto. Eles participam do programa do Ministério do Turismo (MTur) Benchmarking 2010 – Excelência em Turismo – Aprendendo com as Melhores Práticas Internacionais.

O programa é executado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) em parceria com o Sebrae e Embratur. O Benchmarking 2010 visa identificar as boas práticas na operação destes segmentos do turismo, para que possam ser adotadas no Brasil.

“Esta viagem é importante para dar referências ao Brasil quanto a programas que são embrionários aqui. No destino visitado, podemos identificar boas práticas em um país com dificuldades similares às nossas, e experiências de sucesso em sustentabilidade, inclusão social e geração de renda”, disse Rosiane Rockenbach, coordenadora-geral de Serviços Turísticos do MTur.

“A escolha do Peru para essa etapa do Benchmarking se deve ao fato do país ser referência mundial em turismo de selva e de base comunitária”, disse Antonio Azevedo, diretor da Abav. “Um dos focos de análise do Benchmarking será um hotel de selva que inseriu iniciativas de voluntariado e boas práticas sociais e ambientais em suas operações de turismo de luxo. Essas iniciativas poderão servir de referência para empreendimentos no Brasil”, explicou Azevedo. O hotel fica às margens do Rio Madre de Dios, em uma reserva ecológica privada dentro da Amazônia.

Ecoturismo sustentável
A Amazônia peruana ocupa cerca de 60% do território do país. Puerto Maldonado está localizada no sudeste do Peru, no Estado de Madre de Deus, próxima a Cuzco, em uma região de selva exuberante e rios sinuosos. A pequena cidade de 25 mil habitantes é o ponto de partida para conhecer alguns dos parques nacionais e reservas da região com bem-sucedidas experiências de ecoturismo sustentável com apoio às comunidades locais.

Empresa e comunidade
Os participantes do Benchmarking também irão conhecer a experiência da “Rainforest Expeditions”, iniciativa pioneira, mundialmente conhecida e precursora do turismo de selva e de base comunitária. Em um de seus alojamentos, a “Posada Amazonas”, dentro da comunidade nativa de Infierno, foi firmado, em 1996, um acordo que garante por 20 anos a transferência de 60% do lucro da empresa para a comunidade local, como forma alternativa de desenvolvimento econômico sustentável.

Em Lima, a programação prevê reuniões de trabalho com representantes do Ministério do Turismo com a Comissão para a Promoção e Exportação do Peru (Prom Peru) e com empresários do Inkaterra e Rainforest Expedition.

 Após o retorno ao Brasil, os participantes do Programa têm a tarefa de promover encontros em seus estados de origem para repassar para outros empresários do setor os conhecimentos obtidos no Peru. Esta é a terceira etapa do “Benchmarking 2010, Excelência em Turismo”. A primeira foi realizada em março, na República Tcheca, e a segunda em junho, na Itália.

 

 

 

Fonte: Ministério do Turismo