Muito se fala em Coaching mas, o que exatamente isso quer dizer?
A utilização do termo Coach começou na Inglaterra para denominar o condutor das carruagens. A pessoa que transporta outra de um lugar para outro. Mais tarde , na mesma Inglaterra, nas universidades, o tutor de uma pessoa, também era chamado de Coach. O tutor era a pessoa que ajudava a outra a se preparar para os exames.
Em 1950 a palavra Coaching foi, pela 1ª vez, relacionada a negócios como um processo para gerar resultados. Em 1960, nos Estados Unidos e Canadá foi introduzido no programa educacional sendo trabalhado como Coaching de Vida, para ajudar pessoas a resolver problemas.
A partir da década de 80, os programas de liderança mundiais, incluíram o conceito de Coaching Executivo e o mundo dos negócios começou a incorporar esse processo como a mais poderosa ferramenta para obter resultados positivos atravessando as constantes mudanças e pressões com suporte, segurança, ajuste e com recursos para ir em frente.Sempre com o foco no resultado positivo.
No meio esportivo a utilização do Coaching é significativa. Todo atleta tem seu treinador.
Hoje em dia, as principais áreas de atuação do Coaching são: Profissional (negócios, carreira, executivo) e Pessoal( vida, esportes saúde, relacionamentos, finanças entre outros).
Afinal ,o que é Coaching?
Coaching é uma assessoria que visa aumentar a performance das pessoas.
Toda pessoa que deseja buscar melhoria, evolução, auto motivação, sucesso, transformação, mudança, qualidade de vida e excelência, em alguma área de sua vida, fazendo um processo de Coaching, poderá alcançar os resultados esperados.
O processo de Coaching é feito em sessões presenciais ou não e ,através de procedimentos específicos, o profissional ajudará seus clientes produzirem mais resultados positivos e realizações em suas vidas pessoais ou profissionais!
Atenção: o Coaching não é psicologia, terapia, consultoria, mentoring nem aconselhamento.
Coaching é orientado para metas e objetivos, do presente( estado atual) para ofuturo (estado desejado).
Lenora de Oliveira Santos / [ [email protected] ]
www.barracoaching.com.br
Fonte: Barra Coaching