Início Plantão Barra Encontro científico do Parque da Pedra Branca

Encontro científico do Parque da Pedra Branca

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria do Ambiente, vai promover o I Encontro Científico do Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB) entre os dias 22 e 23 de outubro. As inscrições para o evento já estão abertas. Os interessados podem baixar as fichas de inscrição pelo link www.inea.rj.gov.br/noticias/noticia_dinamica1.asp?id_noticia=401 e enviá-las para o e-mail [email protected].

Iniciativa da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do instituto, o encontro pretende melhorar a comunicação e a troca de conhecimento entre o órgão ambiental e as universidades. A intenção é estreitar a relação com os cientistas que realizam trabalhos acadêmicos importantes sobre os parques estaduais e reservas ecológicas administradas pelo Governo do Estado do Rio.

– Decidimos realizar estes encontros para estreitar nossa comunicação com os cientistas das academias. Antes, as pessoas trabalhavam nas unidades de conservação estaduais, mas o conhecimento não era divulgado e não servia para uma melhor gestão destes espaços – explica a coordenadora do encontro e assessora do setor de Planejamento e Pesquisas do Inea, Cristiana Pompeo do Amaral Mendes.

Segundo Cristina, o Inea buscou realizar um cadastramento e recadastramento de cientistas e pesquisadores, pessoas que realizavam estudos nas áreas de conservação administradas pelo Estado do Rio, mas que, em muitos casos, não solicitavam autorização do órgão.

– São os trabalhos destes cientistas que nos ajudam a fazer, por exemplo, um Plano de Manejo, um planejamento de como vamos gerir estas unidades de conservação. São eles que vão nos dar informações sobre a biodiversidade. O cadastro destes cientistas nos ajuda também a não contratar pesquisadores, caso já exista algum estudo sobre o que desejamos saber – acrescenta.

Nos dois dias de evento, serão debatidos temas como ecologia histórica, geoturismo, conflitos territoriais e suas consequências na gestão de Unidades de Conservação e, mais especificamente, no Parque Estadual da Pedra Branca. Os participantes também poderão conhecer a importância dos insetos aquáticos; a avifauna encontrada no parque; entre outros aspectos da biodiversidade da unidade de conservação.

Os pesquisadores também poderão publicar seus trabalhos nos anais do encontro ou apresentá-los por meio de pôsteres. As normas para apresentação de trabalhos nestas categorias também estão disponíveis no site do Inea. No ano passado, foi realizado um encontro semelhante no Parque da Serra da Tiririca.

O evento dos dias 22 e 23 de outubro acontece no Colégio Anglo-Americano, Centro Cultural Suassuna, localizado na Avenida das Américas 2603, na Barra da Tijuca. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (21) 2332-5516.

 

 

Fonte: Inea