Início Plantão Rio Encontro de Gestores de Recursos Humanos

Encontro de Gestores de Recursos Humanos

Há quase três anos, a melhora na qualidade de vida dos servidores públicos tem sido um dos principais desafios do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Para apresentar os resultados da modernização da gestão de pessoas, a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) promove o 3º Encontro de Gestores de Recursos Humanos do Estado (3º RH-Rio 2009). O secretário da pasta, Sérgio Ruy Barbosa, representou o governador Sérgio Cabral na abertura do evento, que aconteceu no auditório do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), no centro do Rio. A meta é integrar cerca de 300 gestores de RH de órgãos estaduais e promover o aperfeiçoamento profissional.

Com o tema Gestão de pessoas: desafio permanente, o Encontro de Gestores mostrará casos de sucessos alcançados por diversas instituições e mobilizará os profissionais de RH do Estado do Rio através da apresentação do plano de ação da Subsecretaria de Gestão de Recursos Humanos para o ano de 2010. O assunto será discutido em palestras com servidores federais, consultores independentes e representantes da iniciativa privada. Anualmente, os Recursos Humanos geram uma folha de pagamento de cerca de R$ 16 bilhões.

A reformulação da política de pessoal no governo foi iniciada em 2007 com a realização de uma auditoria no contracheque dos funcionários. Em seguida, a Seplag implantou o Projeto Identidade Funcional para valorizar servidores ativos, aposentados e pensionistas. Mais de 100 mil profissionais foram identificados biometricamente, ou seja, aproximadamente 24% dos 460 mil funcionários. A pasta criou também o Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SigRH), que agilizará o repasse de informações e a reorganização das despesas do Estado. O sistema começa a funcionar em junho de 2010 na Administração Direta.

De acordo com o secretário da Secretaria de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy, os principais objetivos do órgão são incentivar a modernização nas áreas de recursos humanos, simplificar os procedimentos administrativos, facilitar a gestão e disseminar as práticas que tornam o serviço do Estado mais adequado para a população fluminense. Para o secretário, o grupo de gestores de RH do Rio de Janeiro é um dos mais importantes.

– A gestão melhorou em muitas coisas. A ideia é trabalhar para racionalizar os recursos e evitar o desperdício. Contratamos um sistema novo com mais facilidades tecnológicas para a gestão não só da folha de pagamento, mas também das carreiras, da remuneração, da capacitação e dos incentivos que o servidor precisa receber para se sentir bem no trabalho e produzir mais. Nós criamos e avançamos muito no programa de identificação funcional. Vamos capacitar os gestores no novo modelo de gestão, porque os processos de trabalho vão mudar. Nós estamos auditando a nossa folha e solicitando que os órgãos façam correções – enumerou Sérgio Ruy.

Hoje, os servidores tiveram a oportunidade de conhecer os avanços da gestão pública brasileira e o programa federal Reconhe-ser. O Encontro de Gestores de Recursos Humanos promoveu ainda palestras sobre motivação nas organizações públicas, a reinvenção da área de RH e a transformação dos profissionais de gestão de pessoas. Na quinta-feira, serão realizados debates e seminários com os temas Os desafios e oportunidades da área de gestão de pessoas, Desenvolvimento da cultura organizacional e Gestão de pessoas no limite.

O diretor-presidente do RioPrevidência, Wilson Risolia; e o subsecretário de Gestão de Recursos Humanos, Luiz Carlos de Almeida Capella, também participaram da abertura do 3º Encontro de Gestores de Recursos Humanos do Estado (3º RH-Rio 2009).

 

Fonte: Governo do Rio