Início JMJ Encontro do Papa com jovens argentinos será na Catedral

Encontro do Papa com jovens argentinos será na Catedral

encontro papa com jovens argentinosO encontro do Papa Francisco com os peregrinos argentinos na quinta-feira, 25, já tem local definido. Será na Catedral Metropolitana às 12h30. A notícia foi divulgada pelo porta-voz do Vaticano, padre Frederico Lombardi, na coletiva de imprensa da noite da terça-feira, 23. Segundo o padre Lombardi, o encontro atende ao desejo do Sumo Pontífice e dos jovens argentinos. Os detalhes não foram divulgados e, de acordo com ele, serão preparados pelos representantes das delegações argentinas.

O encontro com os jovens argentinos será após a visita do Papa Francisco à comunidade da Varginha, em Manguinhos. O Santo Padre se dirigirá aos jovens em espanhol. “Não sabemos se haverá uma oração ou algo particular”, disse padre Lombardi.

Padre Lombardi comentou também o sucesso da cerimônia de abertura da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013). Segundo dados da Polícia Militar, o público foi estimado entre 500 e 600 mil jovens em Copacabana. “Eu creio que é muito impressionante a participação de todos os jovens. A cenografia, o placo foram muito impressionantes, a atmosfera muito positiva”, comentou.

Também foi divulgado as autoridades confirmadas para a Missa de encerramento da JMJ Rio2013. Entre eles estão os presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, da Bolivia, Evo Morales, do Suriname, Dési Bouterse, e os vice-presidentes do Panamá, Juan Carlos Varela, e do Uruguai, Danilo Astori.

 

O dia do Papa Francisco

O Papa Francisco passou o dia em oração e preparação espiritual para os dias da JMJ Rio2013 na residência oficial do Sumaré. De acordo com o Padre Lombardi, o Papa não saiu de casa. Ele celebrou uma Missa particular na capela da residência com a presença do séquito papal e de algumas religiosas. De acordo com padre Lombardi, o Papa assistiu pela televisão a Cerimônia de abertura da JMJ Rio2013.

A cerimônia de lançamento da medalha comemorativa da visita apostólica do Papa, que seria no Corcovado, foi na residência e contou com a participação de Dom Orani João Tempesta, do secretário de Estado, cardeal Tarcísio Bertone, e o presidente da Casa da Moeda, Marcone da Silva Leal.

No Sumaré, também foi realizada uma reunião com o responsável pela agenda do Papa, Dr. Gasbarri, o núncio do Brasil, Dom Giovanni D’aniello, e o responsável do Vaticano pela segurança do Papa, general Domenico Giani, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e representantes do ministério da Defesa e da polícia federal.    

A reunião foi para acertar os últimos detalhes da visita do Papa ao Brasil, como a mudança na viagem à Aparecida e o encontro com os jovens argentinos.

“Eles estão continuamente em contato. É uma reunião absolutamente normal, é previsto que se encontrem. Não era em sentido de emergência”, disse o porta-voz.