Início Plantão Rio Encontro pela paz vai reunir alunos das 1.537 escolas municipais do Rio

Encontro pela paz vai reunir alunos das 1.537 escolas municipais do Rio

As 1.537 escolas da rede municipal de ensino iniciaram um movimento pela paz e já têm um compromisso especial marcado para o dia 02/07: um ato contra a violência no Aterro do Flamengo, no qual os alunos serão os protagonistas, reunirá milhares de pessoas, entre estudantes, professores e funcionários. A ação, que acontecerá nas proximidades do Monumento aos Mortos na Segunda Guerra Mundial, tem como objetivo construir ambientes de paz, onde não haja violência, racismo, preconceito ou qualquer tipo de humilhação. A Secretaria Municipal de Educação (SME) acredita que a questão da violência se tornou um problema central na vida social do Rio de Janeiro.

 

 

Do início do ano letivo (2/02), até agora, a questão da insegurança já atingiu professores e funcionários da Educação e deixou mais de 104 mil alunos de 320 escolas públicas sem aulas em bairros e comunidades como Lins, Complexo da Maré, Complexo da Penha, Complexo do Alemão, Vila Kennedy, Caju, Cidade Alta, Complexo do Chapadão, Acari, entre outros.

 

 

Diante dos fatos ocorridos, a SME concebeu a ideia de colocar a força de suas escolas na direção da paz, mesmo sabendo que não pode resolver a questão da violência no Rio de Janeiro. A iniciativa parte de dentro das escolas para ajudar no combate à violência e tem como mote o slogan “Aqui é um lugar de paz”. Os protagonistas do encontro serão os próprios alunos. 

 

 

A iniciativa tem o apoio de diversos órgãos da prefeitura, como as secretarias de Saúde, Cultura, Ordem Pública, Assistência Social e Direitos Humanos, Conservação e Meio Ambiente, CET-RIO, e Comlurb, entre outros. Instituições científicas, como a Fiocruz, grupos organizados, como escoteiros e capoeiristas, a Unesco, Unicef, o Observatório de Favela, a Rede da Maré, a Comdef- Rio (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência) também integram essa corrente pela paz.