Início Plantão Brasil Enem 2010

Enem 2010

Nesta terça, 16, o ministro da Educação, Fernando Haddad, declarou que aguarda resposta da Cesgranrio, órgão responsável pela elaboração do ENEM, para definir a data de reaplicação das avaliações amarelas. O ministro também declarou que o MEC deve negociar com instituições federais de ensino superior para que os vestibulares 2011 não coincidam com a data de reaplicação de exames a ser definida.

De acordo com o ministro, a prova não só será reaplicada para estudantes que receberam cadernos de questões da prova amarela com erros de impressão no primeiro dia do exame, mas a todos que enfrentaram contratempos registrados em ata pelos fiscais de prova. Segundo Haddad, isso poderá valer inclusive para quem teve problemas com o cartão de respostas, cujo cabeçalho estava invertido. O ministro disse ainda que o levantamento em 113 mil atas está sendo feito pelo consórcio Cespe e Cesgranrio, contratado para aplicar o Enem 2010.

Ele afirmou que ainda desconhece o número de participantes que poderão refazer o exame, mas voltou a dizer que esse universo é de 0,1% do total de 3,4 milhões de candidatos. Durante a audiência, mencionou que esse número poderia ser de 1,5 mil, 2 mil ou 3 mil pessoas. “A orientação que foi dada ao consórcio é que todas as ocorrências passem por um pente-fino”, informou o ministro à imprensa. Haddad disse ainda que atualmente os resultados do Enem valem por apenas um ano, mas segundo ele, é possível ampliar esse prazo, permitindo que esses possam ser aproveitados por um período de dois anos, para fins de substituição de vestibulares.

Os alunos que se sentirem prejudicados por falhas no caderno amarelo podem entrar em contato com o serviço de atendimento do MEC, o Fala Brasil por telefone 0800-616161 das 8h às 20h. Outro meio de contato é por e-mail [email protected]. Problemas com o gabarito também podem ser informado por esses canais.

Fonte: Graça Paes – Plantão Barra