Início Plantão Brasil Entorno do Maracanã é "reprovado" em avaliação de acessibilidade

Entorno do Maracanã é "reprovado" em avaliação de acessibilidade

Calçadas, vagas para veículos de cadeirantes, acesso na entrada, circulação interna, sinalização e acessibilidade dos banheiros foram os principais itens verificados no mutirão realizado pela equipe do aplicativo Biomob em estabelecimentos comerciais em dois locais do Rio de Janeiro: Maracanã e Copacabana. A nota média atribuída ficou em 2,13 (numa escala de zero a cinco), qualificada como “Razoável”.  Novas avaliações serão realizadas em dezembro, no Rio e em São Paulo.

 

 

Tabela de avaliação
0,1 a 1,9          Fraco
2,0 a 2,9          Razoável
3,0 a 3,9          Bom
4,0 a 5,0          Excelente

 

 

Notas        Maracanã       Copacabana
Calçada             2,5                        4,0
Veículo              1,8                        0,5
Entrada              1,8                        2,8
Circulação          2,4                        4,0
Sinalização        1,1                        0,8
Banheiros           2,2                        1,5
 

A classificação corresponde aos critérios utilizados pelo app Biomob, um guia interativo que permite a localização de serviços e estabelecimentos comerciais com acessibilidade para pessoas com deficiência. 

 

 

Os bairros foram escolhidos para a avaliação porque receberão competições e outras atividades da Olimpíada e Paralimpíada de 2016. O entorno do estádio Maracanã teve dezenove estabelecimentos avaliados, os quais ganharam a média de 1,97, o que indica a necessidade de grandes investimentos para melhorar a acessibilidade na região.

 

Já em Copacabana, a nota média ficou em 2,60, principalmente por conta da boa condição de conservação das calçadas nos acessos aos estabelecimentos. Mas, também a circulação interna dos locais avaliados em Copacabana ficou entre boa e excelente. 

 

 

“O mutirão avaliou bares, restaurantes e outros estabelecimentos, além dos sistemas de transportes”, lembra Rodrigo Credidio, um dos criadores do app. “Também examinamos calçadas, rampas de acessibilidade e estacionamentos da área, explica Valmir Souza, parceiro de Credidio na iniciativa. Os dois empresários ativistas explicam que o objetivo não é apontar problemas, mas sim estimular os comerciantes a uma melhoria constante de suas instalações.

 

Participaram da atividade representantes da OAB/RJ, CVI-Rio, estudantes de Design da PUC/RJ, além de alunos de Direito do Mackenzie/RJ e de Jornalismo, das Faculdades Facha. 

 

 

Novas avaliações
Os próximos mutirões de avaliação do Biomob estão previstos em São Paulo, nas regiões da av. Paulista (03/12) e do Itaquerão (04/12); e também no Rio de Janeiro, em Deodoro (10/12) e Barra da Tijuca (11/12).

 

 


Biomob, um guia interativo
O aplicativo Biomob (www.facebook.com/biomobguia) é uma iniciativa da Goodbros e da Bio+, empresas que atuam para melhorar o bem-estar das pessoas com deficiência. Em síntese, é um guia e vistoriador da acessibilidade de locais públicos e estabelecimentos comerciais. A equipe faz avaliações presenciais com base na norma NBR 9050, atribui notas de 0 a 5 e registra fotos de todos os itens de acessibilidade (calçada, entrada, banheiro adaptado, sinalizações etc). O aplicativo é gratuito para os usuários e também para as empresas que quiserem incluir seus estabelecimentos, desde que apresentem um nível mínimo de acessibilidade.

 


Para baixar o Biomob
, basta acessar a loja virtual do GooglePlay:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.biomob&hl=pt_BR