Daniel Figueiredo, que já trabalhou com grandes nomes da música brasileira e internacional, como Beth Carvalho, Toni Garrido, Banda Eva, Emilio Santiago, entre outros. Ele também é o responsável por várias aberturas e temas de programas nas principais emissoras de TV e filmes que foram recordes de bilheteria. Atualmente cuida da pela produção musical de Ribeirão do Tempo e Ester. Em 2004, recebeu um dos maiores prêmios da música, o Grammy Latino e está trilhando uma carreira internacional
1 – Quando você começou a atuar como produtor musical? Como surgiu esse interesse?
Eu aprendi tudo muito rapidamente. Demorava 3 meses para aprender sozinho o que levaria 3 dias para aprender com um professor (risos). Até escala musical eu decifrei sozinho. Mas desde quando consegui montar meu primeiro home-estúdio, eu já me interessei por essa função. Só que não me contentei em estar só gravando. Queria contribuir muito mais com o artista/banda e não só na música, como também na foto no site no design da capa, na performance no palco etc. Então, percebi que, na verdade, eu estava atuando já como diretor artístico além de produtor musical.
2 – Quem foram os seus incentivadores?
As pessoas que mais me incentivaram foram minha mãe, meus irmãos, meu tio Olney e a sua esposa Juliana, Henrique Frade, Zé Ricardo (Síntese produções) Warney Romanhol (Performance Studo), Pequeno (esse tinha que ter uma estátua numa praça), Enzo Menta, Kimura, Luiz Claudio Massena, Junior Laxe, entre tantos outros que já de antemão, peço perdão por ter esquecido.
3 – Você trabalha com artistas de diferentes estilos musicais. Como consegue?
O meu objetivo é sempre tentar fazer música que prime pela qualidade, em todos os itens: autoria, arranjo, interpretação, produção etc, e claro, que seja admirada pelo maior número de pessoas e alcance o objetivo do artista e/ou de quem está pagando a conta.
4 – Você é responsável pela produção musical de várias novelas e seriados da Rede Record e de filmes. Como é produzir essas trilhas sonoras, que é diferente de produzir um disco de algum artista?
É diferente em praticamente todos os aspectos. Um dos principais é que no caso da trilha sonora, que muitos preferem utilizar o termo “música original”, na maioria das vezes, eu faço tudo desde a composição até a finalização. E na produção de um CD, apesar de, às vezes, eu fazer grande parte do trabalho também, atuo muito mais como um conselheiro para conseguir extrair o melhor do artista. Na trilha sonora, dependo muito mais da minha inspiração e num CD de um artista eu sempre dependo mais da inspiração dele.
5 – Em 2004, você recebeu um dos maiores prêmios da música, o Grammy Latino, por sua participação no CD da cantora gospel, Aline Barros.Como foi receber esse prêmio?
Foi muito gratificante principalmente por ser um trabalho da Aline Barros e com Feghali e Cléberson, do Roupa Nova, que são pessoas que, apesar de todo os seus talentos e fama, são pessoas humildes e exemplares.
6- Como está sua vida atualmente? Com tantos trabalhos, quais são os projetos que está se dedicando atualmente?
Além de ser responsável pela produção musical da novela Ribeirão do Tempo e da minissérie Esther, ambas da Record, estou trabalhando na trilha sonora do curta "Faca sem ponta galinha sem pé", de Ruth Rocha. O filme será dirigido por Fontoura, que também é responsável pelo filme sobre a carreira do cantor e compositor Renato Russo. Também tenho duas empresas, a UP-RIGHTS (administração de direitos autorais), em sociedade com o advogado autoralista Daniel Campello Queiroz e a Music Solution. Além disso, estou me dedicando, em parceria com o percussionista americano Frank Colón, a o projeto Musical Nation Project. Vamos lançar um CD que reúne diversos estilos e músicos nacionais e internacionais. Esse trabalho prova que a música é realmente universal. Recentemente, Flavio Venturini esteve num estúdio na Barra para gravar a música “Eco Peace", uma das faixas do CD. O tecladista do Peter Gabriel, Rachel Z e o Léo Gandelman também já confirmaram participação e devem entrar em estúdio em breve.
7 – O que um produtor precisa ter para seguir uma carreira de sucesso?
Acho que não existe fórmula, mas pelo que eu já pude perceber até hoje, tem que ter: talento, amor pelo que faz, extrema dedicação, seriedade, persistência, paciência e compreensão com os artistas.
Fonte: GMP Assessoria de Imprensa